• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Leonardo e Baykar unem forças para fornecer drones para a Europa

8 de março de 2025
Leonardo e Baykar unem forças para fornecer drones para a Europa. Assinatura do MoU em Roma. À esquerda Selçuk Bayraktar, presidente e CTO da Baykar; no centro Roberto Cingolani, CEO e gerente geral da Leonardo e à dirieta Roberto Cingolani, Chefe Executivo da Leonanrdo. Foto: Baykar.

Leonardo e Baykar unem forças para fornecer drones para a Europa. Em 6 de março de 2025, a empresa turca Baykar e a empresa italiana Leonardo assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) em Roma para estabelecer uma Joint Venture para o desenvolvimento de sistemas aéreos não tripulados (UAS).

O acordo integra a experiência da Baykar em plataformas não tripuladas com a especialização da Leonardo em sistemas de missão, cargas úteis e certificação. A nova empresa, sediada na Itália, trabalhará para expandir a presença de sistemas não tripulados nos mercados de defesa europeus e globais.

Assinatura do MoU em Roma. À esquerda Selçuk Bayraktar, presidente e CTO da Baykar; no centro Roberto Cingolani, CEO e gerente geral da Leonardo e à dirieta Roberto Cingolani, Chefe Executivo da Leonanrdo. Foto: MoD Itália.
Assinatura do MoU em Roma. À esquerda Selçuk Bayraktar, presidente e CTO da Baykar; no centro Roberto Cingolani, CEO e gerente geral da Leonardo e à dirieta Roberto Cingolani, Chefe Executivo da Leonanrdo. Foto: MoD Itália.

A Joint Venture visa atender a essa demanda combinando a especialização de ambas as empresas em UAV, sistemas eletrônicos, cargas úteis, C4I (Comando, Controle, Comunicações, Computadores e Inteligência), inteligência artificial e sistemas de missão integrados.

A Leonardo projeta que o mercado europeu de caças não tripulados, drones de vigilância armados e drones de ataque profundo atingirá aproximadamente US$ 100 bilhões na próxima década. A Joint Venture visa atender a essa demanda combinando a especialização de ambas as empresas em UAVs, sistemas eletrônicos, cargas úteis, C4I (Comando, Controle, Comunicações, Computadores e Inteligência), inteligência artificial e sistemas de missão integrados. A parceria também garantirá a interoperabilidade em ambientes operacionais multidomínio.

As instalações da Leonardo envolvidas nas atividades da Joint Venture incluem Ronchi dei Legionari em Friuli, um centro especializado em tecnologias não tripuladas; Torino para produção; Roma Tiburtina para desenvolvimento de tecnologia multidomínio integrada; e Nerviano para soluções conjuntas relacionadas ao espaço.

O UCAV Akinci será o primeiro produto da Joint Venture Itália-Turquia. Foto: Baykar.
O UCAV Akinci será o primeiro produto da Joint Venture Itália-Turquia. Foto: Baykar.

O primeiro foco da Joint Venture será adaptar o drone Akinci da Baykar aos padrões europeus e requisitos operacionais, com planos adicionais para explorar outras plataformas de UAV, como o Bayraktar TB2, TB3 e o jato de combate não tripulado Kizilelma. A parceria também incluirá trabalho com mini mísseis de cruzeiro inteligentes e munições inteligentes.

A parceria da Leonardo e da Baykar se alinha com iniciativas de defesa europeias mais amplas, onde tecnologias não tripuladas são cada vez mais priorizadas. Enquanto o programa Eurodrone Medium-Altitude Long-Endurance (MALE) está sendo desenvolvido por empresas aeroespaciais europeias, os representantes da Leonardo e da Baykar esclareceram que sua Joint Venture operará em segmentos de mercado separados e não competirá diretamente com a Eurodrone.

Em dezembro de 2024, a Baykar adquiriu a fabricante italiana de aeronaves Piaggio Aerospace, potencialmente expandindo suas capacidades industriais na Europa. A aquisição também pode servir como uma base de produção para a futura fabricação de UAV. Além disso, a Baykar está investindo US$ 300 milhões para desenvolver motores a jato indígenas para reduzir a dependência de fornecedores externos. A empresa também anunciou planos para construir uma unidade de produção de UAV na Ucrânia, com previsão de operação em agosto de 2025.

Relatórios indicam que o Exército Italiano está considerando adquirir 1.300 drones, potencialmente por meio de uma colaboração Baykar-Leonardo envolvendo a Piaggio Aerospace.

A colaboração da Baykar com a Leonardo também se alinha com os esforços da empresa para expandir sua presença no mercado de defesa europeu. A empresa exportou UAVs para 36 países, incluindo membros da OTAN, como a Polônia. Além do desenvolvimento de UAVs, espera-se que a parceria explore sinergias no setor espacial, alavancando as capacidades existentes de ambas as empresas.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login