A Leonardo Helicopters está lançando o seu helicóptero de médio porte AW149, como um substituto potencial para a antiga frota de Aerospatiale SA 330E Puma HC2, em serviço na Royal Air Force (RAF) desde 1972. Caso seja contratada, a empresa italiana planeja produzir as aeronaves na sua unidade de Yeovil, no sul da Inglaterra.
Apresentado durante a Feira de Defesa DSEI 2019, em Londres, o AW149 será a proposta da Leonardo para concorrer ao projeto MRH (New Medium Helicopter) do Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK), que objetiva a substituição da frota de 23 Puma HC2 da RAF, a partir de 2025.
“O helicóptero utilitário multirole AW149 da Leonardo é a nossa proposta para substituir a frota envelhecida de Puma do Reino Unido. A escolha de um helicóptero britânico, o Leonardo AW149, como o próximo helicóptero militar do Reino Unido, criaria uma nova linha de produção de ponta em Yeovil. Seria um investimento em mão-de-obra especializada em um projeto de fabricação e propriedade intelectual do Reino Unido, que apoiaria milhares de empregos, aumentaria as exportações e ajudaria a reverter os danos causados pela Covid-19”, disse Nick Whitney, Diretor Administrativo da Leonardo Helicopters UK.
Com uma cadeia de suprimentos ativa já instalada para o AW149, Whitney observou que a Leonardo Helicopters UK seria capaz de entregar à RAF uma aeronave militar pronta para uso em menos de 24 meses a partir da data da assinatura do contrato. Essa agilidade poderia colocar o AW149 em serviço antes da aposentadoria do Puma HC2, de modo a evitar qualquer lacuna operacinal para a RAF.
@FFO