Leonardo celebra 2.500 horas de voo dos helicópteros NH90 do Qatar. Por ocasião da Exposição Internacional de Defesa Marítima de Doha (DIMDEX) 2024, a Leonardo e a Força Aérea dos Emirados do Qatar (QEAF) celebraram às 2.500 horas de voo da frota de helicópteros NH90. Este marco foi possível através da cooperação estratégica entre a QEAF e a Leonardo para a formação e suporte técnico da frota.
Operando as versões NH90 TTH (Tactical Troop Transport) e NH90 NFH (Naval Frigate Helicopter) o Qatar observa uma disponibilidade operacional acima de 80% dos seus helicópteros. As principais missões das aeronaves incluem transporte de tropas, busca e salvamento e vigilância.
Desde 2018, a QEAF já recebeu 18 helicópteros de um total de 28 aeronaves encomendadas. Foram recebidos nove NH90 TTH, produzidos na linha de montagem da Airbus em Marignane, França, e nove NH90 NFH construídos pela Leonardo em Veneza, Itália.
A Leonardo é a principal contratada do programa NH90 do Qatar, e também é responsável pela montagem e entrega dos helicópteros NH90 NFH, bem como suporte técnico com engenheiros e técnicos especialistas altamente qualificados, além da logística e treinamento.
A empresa também construiu o Centro de Treinamento na Base Aérea de Doha, que inclui dois Full Flight Simulators (FFS) nas versões naval e terrestre, desenvolvidos em colaboração com a CAE, além de uma variedade de outros sistemas que cobrem os requisitos de treinamento de missão. Desde a entrada em serviço em junho de 2023, cerca de 1.700 horas foram voadas nos Simuladores em cooperação com os instrutores militares das Forças Armadas Italianas.
O NH90 está equipado com sistemas de última geração, com o mais alto desempenho possível em todas as missões militares, seja no mar ou em terra. O NH90 foi projetado para operar nas condições mais exigentes, incluindo areia e gelo. Sua capacidade multifuncional amplia a eficiência operacional em todos os cenários militares, compartilhando uma plataforma comum projetada para racionalização e interoperabilidade da frota.
Fonte: Leonardo
@FFO