Leonardo busca parceiro para produzir helicópteros no Brasil. A Leonardo, uma das principais fabricantes de helicópteros do mundo, tem planos para abrir uma linha de montagem de aeronaves no Brasil. A informação foi confirmada pelo Vice-Presidente Sênior de Desenvolvimento de Negócios Internacionais em entrevista durante a LAAD 2025.
Em conversa com o site Pucará Defensa, Corrado Falco, falou sobre o interesse da Leonardo em expandir seus negócio no Brasil, inclusive com a abertura de uma linha de produção de helicópteros no país.
“Temos o nosso principal concorrente europeu com uma unidade local estabelecida para conquistar o mercado. Entendemos que precisamos fazer o mesmo. Acreditamos que nossos helicópteros são altamente valorizados e que nossos produtos estão entre os melhores do mercado, mas adicionar uma presença local, uma presença muito forte, é o caminho certo, porque estamos pensando no futuro próximo”, disse Falco.
Nesse sentido, Falco enfatizou que o Brasil é um mercado estratégico para a Leonardo.
“Pretendemos fortalecer nossa presença no país porque acreditamos que o Brasil tem um grande potencial de crescimento em termos de defesa e segurança nacional, em todas as áreas, e, portanto, queremos fazer parte desse novo crescimento em segurança e defesa. A Leonardo vai investir muito dinheiro em inovação e novas tecnologias. Queremos fortalecer nossa presença. Conhecemos as pessoas-chave aqui, técnicos de engenharia e outros trabalhadores, para desenvolver uma sinergia que possa ser complementar ao nosso setor, porque ninguém pode crescer rapidamente sem parcerias ou cooperação local”, afirmou o Executivo.
Como parte do aumento da participação local, Falco destacou que eles pretendem analisar o mercado em busca de uma empresa parceira para estabelecer a capacidade de construir localmente os helicópteros, bem como oferecer serviços de suporte ao clientes por meio de uma unidade local.
“Acreditamos que se compartilharmos com nossos clientes parte do novo plano industrial e a nova abordagem de mercado, essa sinergia pode nos ajudar a crescer no país. Portanto, o aspecto que queremos crescer aqui é fazer parte desta nova era e investir no país para dar suporte aos nossos produtos. Claro, o nosso governo também está nos apoiando porque há um bom relacionamento entre o governo brasileiro e o governo italiano”, enfatizou Falco.
Questionado sobre o andamento do programa Centauro, para o qual a Leonardo é fornecedora da torre Hitfact por meio de sua subsidiária Oto Melara, Falco explicou que eles estão trabalhando com o Exército Brasileiro em contratos para os veículos restantes, agora que estão concluindo os testes das duas primeiras unidades entregues.
“Nossa expectativa é ter um acordo de longo prazo para todos os veículos. Estamos discutindo isso. Também precisamos trabalhar em paralelo em uma boa abordagem para compensações. Isso é importante e parte fundamental do contrato de produção, mas queremos cumpri-lo e faremos todo o possível para atender à solicitação do Exército Brasileiro”, disse.
Fonte: Pucará Defensa
@FFO