Leonardo AW169B/M para a Áustria. Em um acordo firmado entre os governos da Itália e da Áustria, esta última irá adquirir 18 helicópteros Leonardo AW169M por € 300 milhões, que serão empregados pelas Forças Armadas Austríacas (Bundesheer). O acordo assinado em Roma, no dia 2 de dezembro, pelos Ministro da Defesa Italiano Lorenzo Guerini e a Ministra Austríaca Klaudia Tanner.
Seis helicópteros terão a configuração AW169B, e serão usados para treinamento e missões secundárias, enquanto os outros 12 serão do modelo AW169M que serão usados para missões operacionais. Além disso, o contrato também inclui peças de reposição, treinamento, suporte e outros itens relacionados às aeronaves. Outro ponto a ressaltar é a opção para outros seis AW169B e 12 AW169M.
O novo AW169B/M que superou os rivais da Airbus H145M e Bell 429, substituirão a frota austríaca de helicópteros SA316 Aluette III, em serviço há cerca de 50 anos.
Este acordo assinado dia 2, que culminará na assinatura do acordo técnico e contratual em 20 de dezembro e na assinatura do contrato de aquisição em meados de janeiro para permitir a entrega do primeiro helicóptero à Áustria no início de dezembro de 2022.
O AW169M pode desempenhar com sucesso uma ampla variedade de funções, incluindo transporte de tropas, suporte logístico, vigilância e reconhecimento, operações de forças especiais, comando e controle, evacuação médica e evacuação de vítimas, busca e resgate e recuperação de pessoal. A aeronave será usada para executar uma variedade de funções, incluindo patrulha e reconhecimento, aplicação da lei, resgate e segurança nacional.
@CAS