Leonardo AW-609 próximo da certificação. O tiltrotor Leonardo AW-609 está se aproximando rapidamente da sua certificação. Os últimos testes de voo estão previstos para acontecer até agosto do próximo ano, antes da conclusão final das atividades.
A recente excursão aos Emirados Árabes Unidos de dois meses, realizadas entre a Expo Dubai e o Dubai Air Show – atraiu a atenção de autoridades, pilotos, parceiros e um público muito vasto. O “protagonista” da viagem foi o demonstrador AC4 do AW-609 (N609PH), uma aeronave já na configuração final do Tiltrotor, que para chegar aos Emirados Árabes Unidos fez um voo translado de vários milhares de km, com várias escalas e em condições ambientais particularmente complexas (da Europa ao Norte da África e depois à Península Arábica) em menos de 3 dias. Um sinal da maturidade de um programa que já está perto de entrar em operação.
A iniciativa marcou também a primeira apresentação oficial da aeronave de 8 toneladas em um contexto diferente do europeu e norte-americano, e também seu lançamento comercial oficial para o mundo feito no Dubai Airshow. Numa altura em que se fala muito de mobilidade vertical e Future Fast Rotorcaft, a Leonardo apresenta-se no mercado não com um protótipo ou demonstrador, mas sim com um produto em plena fase de industrialização.
Basta dizer que, na fábrica da empresa na Filadélfia, já estão em fase montagem as duas primeiras aeronaves de produção – uma delas destinada ao cliente lançador: a operadora offshore americana/SAR Bristow, uma das maiores do mundo no setor.
@CAS