Leonardo apresenta seu mais novo produto: o AW09. Após um ano da aquisição da Swiss Company Kopter Grupo AG , a Leonardo Company dá as boas-vindas ao helicóptero monomotor SH09 como novo membro pleno da sua linha de produtos, agora rebatizado como AW09. Segundo a empresa, o AW09 complementará perfeitamente sua gama de produtos, permitindo assim aumentar a sua participação estratégica no atual mercado de helicópteros monomotores, considerado um dos maiores e mais dinâmicos segmentos do mercado.
“O produto com as pessoas e suas habilidades foram todos motivos importantes para a aquisição da Kopter. À medida que tornamos a equipe Kopter parte de nosso família através da integração contínua, agora temos a mais recente adição à nossa gama de produtos totalmente identificado com Leonardo, preservando suas características distintas de valor inestimável. Com o AW09, estamos mais do que nunca totalmente comprometidos em buscar uma revolução no mercado de um único motor e estabelecendo um padrão totalmente novo“.
Gian Piero Cutillo – Leonardo Helicopters MD
O AW09 continuará a ser desenvolvido pela Kopter na Suíça. O programa tem avançado muito com a contribuição conjunta das equipes da Leonardo e Kopter. O terceiro protótipo (P3) já registrou mais de 40 horas de voo na Suíça desde meados de janeiro deste ano. O P3 já conta com melhorias na cabeça do rotor principal, nova caixa de velocidades, eixo do rotor estendido, um novo design dos controles de voo e um cockpit equipados com aviônicos digitais Garmin G3000H.
O protótipo PS4 (Pre-Series 4), deve voar este ano, seguido pelo PS5. O AW09 é um monomotor movido por uma turbina Honeywell HTS 900 com 1020 CV. O motor AW09 também é extremamente eficiente em termos de consumo de combustível, permitindo um alcance máximo superior a 800 km (432 milhas náuticas) ou uma resistência máxima superior a 5 horas. Pode levar até 1500 kg de carga externa, 8 passageiros e uma velocidade de cruzeiro de 140 kt (260 km/h). Não foram divulgadas se haverá versões militares, mas é possível que ele venha a atender o mercado de instrução de pilotos.
@CAS