• Início
  • Assine
  • Loja Action
    • Edições Antigas
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Leonardo apresenta o C-27J Fire Fighter com novo kit MAFFS II

21 de maio de 2022
Leonardo apresenta o C-27J Fire Fighter com novo kit MAFFS II (Foto: Leonardo).
Leonardo apresenta o C-27J Fire Fighter com novo kit MAFFS II (Foto: Leonardo).

Leonardo apresenta o C-27J Fire Fighter com novo kit MAFFS II. A Leonardo apresentou uma nova versão do seu bimotor multimissão C-27J Spartan Next Generation. Trata-se da configuração mais recente “Fire Fighter” de combate a incêndios, equipada com a segunda geração do Modular Aerial Fire Fighting System (MAFFS II) roll-on/roll-off.

De acordo com a fabricante italiana, a configuração “Fire Fighter” é uma solução flexível, ideal para aprimorar as capacidades do C-27J Next Generation, com custos de aquisição e operação significativamente menores do que uma plataforma dedicada de combate a incêndios.

O sistema consiste na instalação de um tanque removível com capacidade para mais de 8.000 litros de água ou 7.600 litros de líquido retardante no compartimento de carga da aeronave. Um conjunto completo inclui um tanque pressurizado, um bocal de saída, uma porta pressurizada e um sistema de apoio ao solo.

Kit roll-on/roll-off Modular Aerial Fire Fighting System (fonte: Leonardo).
Kit roll-on/roll-off Modular Aerial Fire Fighting System (fonte: Leonardo).

Em cerca de 90 minutos, o C-27J pode ser transformado de uma aeronave de transporte tático em um bombeiro aéreo, graças ao MAFFS II paletizado, desenvolvido pela United Aeronautical Corporation, empresa líder mundial em sistemas avançados de aplicação aérea.

Além do combate efetivo a incêndios florestais, o Fire Fighter também poderá atuar em operações de prevenção, em apoio complementar à uma solução anfíbia, otimizando a eficácia do combate em regiões complexas, longe de corpos de água, em condições climáticas adversas ou a noite.

Uma das características mais inovadoras do C-27J MAFFS II é a rápida reconfiguração da aeronave, que se mostra extremamente útil para uma variedade de operações de proteção civil, todas com a vantagem adicional de maior eficácia operacional do que um bombeiro aéreo “tradicional” ou de missão única.

O C-27J NG permite a instalação de uma infinidade de kits e sistemas de missão roll-on/roll-off, rapidamente transformado a configuração da aeronave. Conforme a Leonardo, o C-27J pode ser configurado além da versão “Fire Fighter”, nos modos MPA (Patrulha Marítima), ASW (Guerra Antissubmarino), C3ISR ( Comando-Controle-Comunicação, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento).

Siga-nos no Twitter @RFA_digital

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Av. das Américas, 3333, sala 817, Barra da Tijuca
Rio de Janeiro – RJ – CEP 22.631-003
Editorial: [email protected]
Apoio ao Cliente: [email protected]
© Força Aérea 2021-2022. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login