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Lentamente o Japão diz “sayonara” para os seus F-4 Phantom

10 de setembro de 2020
F-4EJ 17-8439 do 301sq Hikotai, em uma belíssima decolagem de Hyakuri AB, em 17 de janeiro de 2019 (Foto: Tom Gibbons – via Flickr).

O F-4EJ “Kai” 17-8439 (c/n M139), do 301sq Hikotai, da Koku-Jieitai, ou Japanese Air Self-Defense Force (JASDF), realizou o seu último voo no dia 08 de setembro. Pilotado pelo Capitão Sanshiro Iwaki, Comandante do 301sq, a aeronave voou da Base Hyakuri, prefeitura de Ibaraki, para a Base Aérea Miho, em Sakaiminato, onde será transformada em monumento.

Com mais de cinco mil unidades fabricadas desde 1960, o McDonnell Douglas F-4 Phantom fez legiões de fãs no mundo todo, tendo operado em uma dúzia de países diferentes. Em 1968 o Japão foi um dos primeiros países estrangeiros a anunciar a compra do F-4 Phantom II, e um dos poucos licenciados para produzir a aeronave no seu território.

Em 1971 a Koku-Jietai recebeu da McDonnell Douglas os dois primeiros jatos (17-8301 e 17-8302). A fabricante entregou os próximos onze F-4EJ (matrículas 27-8303 a 8307, 37-8307 a 8310 e 47-8311 a 8313) em kits, para que fossem montadas pela Mitsubishi Heavy Industries. Em 12 de maio de 1972 a fabricante japonesa entregou a primeira aeronave produzida no Japão (27-8303). A partir de então foram construídos 127 F-4EJ durante um período de nove anos. O último exemplar foi entregue para a JASDF em 20 de maio de 1981 (17-8440), sendo este o último F-4 construído no mundo.

Japan Air Self-Defence Force, Mitsubishi F-4EJ Kai Phantom II , 17-8439 (cn M139) na Base Aérea de Hyakuri em 20 de fevereiro de 2015 (Foto: Toshi Aoki – via Flickr).

O Japão também adquiriu 14 aeronaves RF-4E, a versão de reconhecimento, fabricados pela McDonnell Douglas, e entregues entre novembro de 1974 e junho de 1975. Um total de 154 aeronaves das versões F-4EJ e RF-4E foram operados pelo Japão.

Os F-4 “Fantasmas Japoneses”, como são chamados, se tornaram obsoletos e de elevado custo operacional. Gradativamente estão sendo substituídos pelos modernos F-35 Lighting II, sendo que o último Phantom japonês deverá ser retirado de serviço no próximo ano.

Diante da iminente aposentadoria da frota, o F-4EJ 17-8439 realizou o seu derradeiro voo para a Base Aérea Miho, onde será parcialmente desmontado. Seus motores, equipamentos e sistemas serão removidos, para que possa ser colocado em exposição ao público na próxima primavera japonesa.

Assista o vídeo com o último pouso do “439” em Miho AFB.

Último pouso do 17-8439 na Miho AB, onde será transformado em um monumento (Reprodução TV).

@FFO

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