• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Laughlin AFB diz adeus ao último T-1 Jayhawk

10 de janeiro de 2025

The last T-1A Jayhawk before taxing at Laughlin Air Force Base Dec. 17, 2024. The final Jayhawk to leave Laughlin was tail number 346, the First Assignment Instructor Pilot heritage tail. (U.S. Air Force photo by Staff Sgt. Nicholas Larsen)

O último T-1A Jayhawk antes de taxiar na Base Aérea de Laughlin em 17 de dezembro de 2024 foi o USAF 92-0346. Foto: USAF/Sargento Nicholas Larsen.
Laughlin AFB diz adeus ao último T-1 Jayhawk. O último T-1A Jayhawk antes de taxiar na Base Aérea de Laughlin em 17 de dezembro de 2024 foi o USAF 92-0346. Foto: USAF/Sargento Nicholas Larsen.

Laughlin AFB diz adeus ao último T-1 Jayhawk. A Base Aérea de Laughlin, no Texas, se despediu de seu último T-1A Jayhawk no dia 17 de dezembro passado. A USAF segue o processo de desativação deste bimotor de treinamento.

O piloto instrutor aposentado da USAF, Cel James Muniz, do 86th FTS, fala aos aviadores na Base Aérea de Laughlin, Texas, em 16 de dezembro de 2024. Durante seu discurso, Muniz falou sobre o legado e a história do 86th FTS e a história do T-1A. Foto: USAF/Sargento Nicholas Larsen.
O piloto instrutor aposentado da USAF, Cel James Muniz, do 86th FTS, fala aos aviadores na Base Aérea de Laughlin, Texas, em 16 de dezembro de 2024. Durante seu discurso, Muniz falou sobre o legado e a história do 86th FTS e a história do T-1A. Foto: USAF/Sargento Nicholas Larsen.

O último Raytheon T-1 Jayhawk de Laughlin AFB, pertencente ao 86th Flying Training Squadron (86th FTS), decolou da base em 17 de dezembro. Ele se juntou a um par de T-6A Texan IIs e um par de T-38C Talons como a peça central de um sobrevoo de cinco aviões, que passou duas vezes sobre o campo de aviação e sobre a torre de controle de tráfego aéreo de Laughlin.

Depois que os outros aviões se separaram e pousaram em Laughlin AFB, o T-1A continuou aseu voo té seu local de descanso final em “The Boneyard”, um cemitério de aviões na Base Aérea Davis-Monthan, no Arizona. El foi estocado no 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group (309th AMARG).

O Coronel da Força Aérea dos EUA Joseph "Angry" McCane, comandante do 7th Operations Group, assina o último T-1A Jayhawk na Base Aérea de Laughlin, Texas, em 16 de dezembro de 2024. Foto: USAF/Sargento Nicholas Larsen.
O Coronel da Força Aérea dos EUA Joseph “Angry” McCane, comandante do 7th Operations Group, assina o último T-1A Jayhawk na Base Aérea de Laughlin, Texas, em 16 de dezembro de 2024. Foto: USAF/Sargento Nicholas Larsen.

“Estamos nos ombros de gigantes”, disse o Tenente-Coronel Nathan Hedden, comandante do 86th FTS, em um comunicado. “Todos os [pilotos] que fizeram isso antes deixaram um legado de excelente desempenho e excelente treinamento. Esta unidade ofereceu muito à Força Aérea!”.

Aviadores do 86th Flying Training Squadron fazem uma saudação final ao T-1A Jayhawk enquanto ele taxia na Base Aérea de Laughlin, Texas, em 17 de dezembro de 2024. O T-1A Jayhawk teve uma carreira de 31 anos em Laughlin, chegando pela primeira vez em novembro de 1993. Foto: USAF/Sargento Nicholas Larsen.
Aviadores do 86th Flying Training Squadron fazem uma saudação final ao T-1A Jayhawk enquanto ele taxia na Base Aérea de Laughlin, Texas, em 17 de dezembro de 2024. O T-1A Jayhawk teve uma carreira de 31 anos em Laughlin, chegando pela primeira vez em novembro de 1993. Foto: USAF/Sargento Nicholas Larsen.

O papel do T-1A em mais de 30 anos foi formar pilotos de transporte, que nele aprenderam o básico da pilotagem de aviões de carga ou aeronaves-tanque. Mas segundo a USAF, o jato bimotor — originalmente construído pela subsidiária da Raytheon, Beechcraft — está envelhecendo, e a Força Aérea começou a reduzir sua frota de 177 T-1A em 2023. A USAF ainda tinha em seu inventário 75 T-1A em 2024 e pretende reduzi-los para 53 em 2025, já preparando o terreno para novo treinador, o T-7A Redhawk.

O Coronel aposentado da Força Aérea dos EUA Andy "Gatos" Katz assina a cauda do último T-1A Jayhawk, antes de sua partida final na Base Aérea de Laughlin, Texas, em 17 de dezembro de 2024. Fot USAF/Sargento Nicholas Larsen.
O Coronel aposentado da Força Aérea dos EUA Andy “Gatos” Katz assina a cauda do último T-1A Jayhawk, antes de sua partida final na Base Aérea de Laughlin, Texas, em 17 de dezembro de 2024. Fot USAF/Sargento Nicholas Larsen.

A USAF informou no início de 2022, ao anunciar planos para aposentar o Jayhawk, que novas técnicas de treinamento de pilotos, como realidade virtual, permitiriam a eliminação gradual do T-1. Melhorias no T-6A Texan II também permitiriam que os novos pilotos aprendessem a pilotar aviões de alta mobilidade em uma única aeronave. Isso está permitindo que o serviço aposente os T-1, que após três décadas, precisariam ter seus motores substituídos.

Uma formação de cinco naves voa junta na Base Aérea de Laughlin, Texas, em 17 de dezembro de 2024. O voo final do T-1A em Laughlin consistiu em dois T-6A Texan IIs, dois T-38C Talons e o último T-1A Jayhawk. Foto: USAF/Sargento Nicholas Larsen.

Os aspirantes a aviadores da USAF voam primeiro no T-6A durante o treinamento de piloto de graduação, e então cerca de 900 alunos são selecionados para seguir em frente e aprender a pilotar aeronaves operacionais. Sob o antigo sistema, esses alunos voavam no T-1 por cerca de cinco meses antes de passar para aulas mais específicas de determinados tipo de aeronaves. Mas a Força Aérea está mudando para um sistema baseado em simulador que permite que esses alunos aprendam habilidades avançadas de voo muito mais rapidamente.

Uma formação de cinco aeronaves voa sobre a torre de Controle de Tráfego Aéreo (ATC) Laughlin na Base Aérea, Texas, 17 de dezembro de 2024. O voo final do T-1A em Laughlin consistiu em dois T-6A Texan IIs, dois T-38C Talons e o último T-1A Jayhawk. Foto: USAF/Sargento Nicholas Larsen.
Uma formação de cinco aeronaves voa sobre a torre de Controle de Tráfego Aéreo (ATC) Laughlin na Base Aérea, Texas, 17 de dezembro de 2024. O voo final do T-1A em Laughlin consistiu em dois T-6A Texan IIs, dois T-38C Talons e o último T-1A Jayhawk. Foto: USAF/Sargento Nicholas Larsen.

A 47th Flying Training Wing de Laughlin continuará ensinando os alunos a voar no T-6 e no T-38C Talon até que o T-7 entre em operação. O 99th Flying Training Squadron da Base Conjunta de San Antonio-Randolph, no Texas, se despediu de seu último Jayhawk em julho de 2024, que também voou para Davis-Monthan para aposentadoria.

Os esquadrões que voaram o T-1A são:

  • 12th FTW/99th FTS (‘RA’)/ unit 340th FTG/ 39th FTS, Randolph AFB (TX).
  • 14th FTW/48th FTS/ 340th FTG/ 43rd FTS, Columbus AFB (MS).
  • 47th FTW/86th FTS/ 340th FTG/ 96th FTS, Laughlin AFB(TX).
  • 71st FTW/3rd FTS/ 340th FTG/ 5th FTS, Vance AFB (OK).
  • 479th FTG/451st FTS (‘AP’), NAS Pensacola (FL).

Destes apenas o 48th FTS, 3rd FTS e o 451st FTS ainda operam a aeronave.


O último T-1A Jayhawk do 86th FTS, antes de taxiar na Base Aérea de Laughlin em 17 de dezembro de 2024 foi o USAF 92-0346. Foto: USAF/Sargento Nicholas Larsen.
O último T-1A Jayhawk do 86th FTS, antes de taxiar na Base Aérea de Laughlin em 17 de dezembro de 2024 foi o USAF 92-0346. Foto: USAF/Sargento Nicholas Larsen.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login