The last T-1A Jayhawk before taxing at Laughlin Air Force Base Dec. 17, 2024. The final Jayhawk to leave Laughlin was tail number 346, the First Assignment Instructor Pilot heritage tail. (U.S. Air Force photo by Staff Sgt. Nicholas Larsen)
Laughlin AFB diz adeus ao último T-1 Jayhawk. A Base Aérea de Laughlin, no Texas, se despediu de seu último T-1A Jayhawk no dia 17 de dezembro passado. A USAF segue o processo de desativação deste bimotor de treinamento.
O último Raytheon T-1 Jayhawk de Laughlin AFB, pertencente ao 86th Flying Training Squadron (86th FTS), decolou da base em 17 de dezembro. Ele se juntou a um par de T-6A Texan IIs e um par de T-38C Talons como a peça central de um sobrevoo de cinco aviões, que passou duas vezes sobre o campo de aviação e sobre a torre de controle de tráfego aéreo de Laughlin.
Depois que os outros aviões se separaram e pousaram em Laughlin AFB, o T-1A continuou aseu voo té seu local de descanso final em “The Boneyard”, um cemitério de aviões na Base Aérea Davis-Monthan, no Arizona. El foi estocado no 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group (309th AMARG).
“Estamos nos ombros de gigantes”, disse o Tenente-Coronel Nathan Hedden, comandante do 86th FTS, em um comunicado. “Todos os [pilotos] que fizeram isso antes deixaram um legado de excelente desempenho e excelente treinamento. Esta unidade ofereceu muito à Força Aérea!”.
O papel do T-1A em mais de 30 anos foi formar pilotos de transporte, que nele aprenderam o básico da pilotagem de aviões de carga ou aeronaves-tanque. Mas segundo a USAF, o jato bimotor — originalmente construído pela subsidiária da Raytheon, Beechcraft — está envelhecendo, e a Força Aérea começou a reduzir sua frota de 177 T-1A em 2023. A USAF ainda tinha em seu inventário 75 T-1A em 2024 e pretende reduzi-los para 53 em 2025, já preparando o terreno para novo treinador, o T-7A Redhawk.
A USAF informou no início de 2022, ao anunciar planos para aposentar o Jayhawk, que novas técnicas de treinamento de pilotos, como realidade virtual, permitiriam a eliminação gradual do T-1. Melhorias no T-6A Texan II também permitiriam que os novos pilotos aprendessem a pilotar aviões de alta mobilidade em uma única aeronave. Isso está permitindo que o serviço aposente os T-1, que após três décadas, precisariam ter seus motores substituídos.
Os aspirantes a aviadores da USAF voam primeiro no T-6A durante o treinamento de piloto de graduação, e então cerca de 900 alunos são selecionados para seguir em frente e aprender a pilotar aeronaves operacionais. Sob o antigo sistema, esses alunos voavam no T-1 por cerca de cinco meses antes de passar para aulas mais específicas de determinados tipo de aeronaves. Mas a Força Aérea está mudando para um sistema baseado em simulador que permite que esses alunos aprendam habilidades avançadas de voo muito mais rapidamente.
A 47th Flying Training Wing de Laughlin continuará ensinando os alunos a voar no T-6 e no T-38C Talon até que o T-7 entre em operação. O 99th Flying Training Squadron da Base Conjunta de San Antonio-Randolph, no Texas, se despediu de seu último Jayhawk em julho de 2024, que também voou para Davis-Monthan para aposentadoria.
Os esquadrões que voaram o T-1A são:
Destes apenas o 48th FTS, 3rd FTS e o 451st FTS ainda operam a aeronave.
@CAS