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Lançado ao mar o Fujian, terceiro porta-aviões da Marinha Chinesa

17 de junho de 2022

Fujian

Lançado ao mar o 3º porta-aviões da Marinha Chinesa (Foto: PLAN).
Lançado ao mar o Fujian, terceiro porta-aviões da Marinha Chinesa (Foto: PLAN).

Lançado ao mar o Fujian, terceiro porta-aviões da Marinha Chinesa. O mais novo porta-aviões da Marinha do Exército Popular Chinês (PLAN), o Fujian (18), foi lançado ao mar nesta sexta-feira (17/05), em Xangai. Anteriormente conhecido como “Type 003”, a embarcação foi completamente construída pelo Estaleiro Jiangnan, parte do grupo China State Shipbuilding Corporation. 

O Fujian (18) é o terceiro porta-aviões da PLAN, ao lado do Liaoning (16) e do Shandong (17), mas tem uma configuração diferente desses, a começar pelo seu grande porte, com cerca de 320 metros de comprimento e deslocamento em torno de 80.000 toneladas, contra 60 mil toneladas dos dois primeiros.

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Fujian (18), o mais novo porta-aviões chinês (Fotos: PLAN).

O Fujian é impulsionado por um sistema de turbinas a gás e motores elétricos, mas sem dúvidas seu principal diferencial é o convés de voo (convoo), cuja pista de lançamento é equipada com um sistema de catapultas eletromagnéticas, ou EMALS (Electromagnetic Aircraft Launch System). O Liaoning e o Shandong tem a configuração com “ski-jump” (rampas) para o lançamento das aeronaves. O EMALS é a evolução das tradicionais catapultas a vapor, utilizadas há mais de 70 anos.

A configuração com catapultas eletromagnéticas, aumenta o leque de aeronaves que poderão operar embarcadas. Além dos caças que poderão decolar com mais peso de armamentos e tanques externos de combustível, aeronaves como o KJ-600 de controle aéreo e alerta antecipado (AWACS) poderão ser uma opção para o grupo de aviação do Fujian.

Especialistas ouvidos pelo Global Times, disseram que o porta-aviões mais avançado dos EUA, a classe Gerald R. Ford, com propulsão nuclear, deslocamento aproximado de 100 mil toneladas, e equipado com quatro catapultas eletromagnéticas. Isso significa que o Fujian está um nível atrás da Classe Ford, mas se tornou o primeiro porta-aviões chinês a chegar perto de rivalizar com seu colega norte-americano, disseram analistas.

Evolução da frota de porta-aviões da PLAN (Fonte: Global Times).
Evolução da frota de porta-aviões da PLAN (Fonte: Global Times).

Agora o Fujian entrará na extensa fase montagem interna, instalação de equipamentos, configurações, testes estáticos, até iniciar os testes no mar. Analistas chamam a atenção que, como se trata do primeiro navio nessa configuração, poderá ser mais demorado o processo. Estima-se que ele esteja em serviço até o final de 2025.

O novo porta-aviões da PLAN é um projeto 100% desenvolvido localmente, e seu nome “Fujian”, é em homenagem a província costeira oriental que fica de frente para a Ilha de Taiwan. Assim, a comunidade internacional levanta especulações sobre essa referência, com analistas sugerindo que o “Fujian” seria a nau-capitânia que desempenharia um papel importante na “salvaguarda da soberania, integridade territorial e interesses de desenvolvimento da China”, na questão de Taiwan.

@FFO

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