LADE retoma voos entre Comodoro Rivadávia e Puerto San Julián. A Líneas Aéreas del Estado (LADE) reinaugurou em 22 de setembro, o voo interligando as cidades de Comodoro Rivadávia, Río Gallegos e Puerto San Julián, no sul da Argentina. A companhia aérea estatal retoma a rota depois de 12 anos paralisada.
Uma cerimônia foi realizada no Aeroporto Capitán José Daniel Vázquez, em Puerto San Julián, e contou com a presença do Ministro da Defesa, Jorge Taiana, acompanhado pelo Chefe da Força Aérea Argentina, General de Brigada Xavier Julián Isaac, e pelo Prefeito de Puerto San Julián, Daniel Gardônio, entre outras autoridades e convidados.
“O retorno do LADE a San Julián foi uma promessa que se cumpre hoje… Somos um dos países com maior extensão territorial e não temos uma conexão adequada com muitas localidades. É justamente isso que a LADE faz”, disse o Ministro Taiana, destacando ainda que “os desafios são permanentes e queremos estar cada vez mais presentes na Patagônia porque estamos comprometidos com seu desenvolvimento e sua população. Por isso vamos continuar trabalhando para fornecer à LADE os recursos necessários para que possa cumprir a sua missão.”
Realizados com os bimotores Saab 340B para 33 passageiros, os voos partem as terças e quintas de Comodoro Rivadávia (CRD/SAVC) com destino à Puerto San Julián (ULA/SAWJ) e escala em Rio Gallegos (RGL/SAWG). O retorno ocorre no sentido contrário, terminando em Comodoro Rivadávia, onde os passageiros tem a possibilidade de conexões para diversos destinos como Mendoza, Bahía Blanca, El Calafate entre outras. A escala de Rio Gallegos possibilita conexões para El Calafate e Puerto Santa Cruz.
Subordinada à Força Aérea Argentina, a LADE opera voos regulares de passageiros e cargas pasra regiões remotas da Patagônia e Andes, principalmente para pequenas localidades não atendidas por empresas aéreas comerciais. A frota de Saab 340B é operada pela IX Brigada Aérea da FAA, baseada em Comodoro Rivadávia.
O último voo da LADE em Puerto San Julián ocorreu em abril de 2010, quando operava com os bimotores DHC-6 Twin Otter, até o fechamento da agência que empresa mantinha no local desde abril de 1971.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO