LAAD 2025: Taurus apresenta drone armado e assina MoU para aquisição de empresa de defesa turca. A Taurus, líder mundial em vendas de armas leves, apresentou o protótipo do Taurus TAS (Tactical Air Soldier), drone equipado com fuzil e metralhadoras .50. A apresentação ocorre na LAAD Defence & Security 2025, a maior feira de Defesa e Segurança da América Latina, realizada entre 01 e 04 de abril, no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ).
O Taurus TAS é um dos projetos mais inovadores em desenvolvimento pela empresa com sede em São Leopoldo (RS) e diversas filiais espalhadas pelo mundo. Trata-se de uma solução de alto valor estratégico projetada para ampliar as capacidades operacionais policiais e militares e que poderá substituir o uso de helicópteros em certas operações, de acordo com a fabricante.
De acordo com a Taurus, o drone armado está em fase de demonstração para venda, mas por se tratar de um produto inédito no mercado nacional, a legislação vigente está sendo analisada pelos órgãos competentes, uma vez que ainda não há uma regulamentação específica para o uso deste modelo de armamento.
O equipamento conta com tecnologias de ponta, incluindo o módulo fire control system que conecta a arma ao drone, câmera 4K estabilizada em 3 eixos, transmissão em tempo real das imagens captadas, sensor de distância para navegação precisa, laser pointer, mecanismo de movimentação horizontal e vertical e inteligência artificial embarcada para identificação de alvos, entre outros recursos.
Aquisição de empresa defesa da Turquia
A Taurus também divulgou na terça-feira (01), a assinatura de Memorando de Entendimentos (MoU) para possível operação de aquisição do controle societário da empresa turca MERTSAV SAVUNMA SISTEMLERI SAN. VE TIC. LTD. TI.
A negociação passará por uma análise legal, contábil e financeira e as partes terão até 31 de julho de 2025 – prazo renovável por mais dois meses – para concluir os estudos de viabilidade para a possível aquisição.
Conforme a Taurus, a sua entrada no segmento militar através da celebração desse MoU é um passo estratégico e importante, pois tornará a companhia um player importante no promissor segmento de mercado global de produtos militares.
“Passamos os últimos dois anos pesquisando e a decisão está tomada com relação a entrada nesse segmento. Caso efetivada, esta aquisição reduzirá muito o tempo para o
desenvolvimento destes produtos e permitirá um salto no patamar do portfólio da empresa,
complementando a linha de armas leves, tornando a Taurus muito mais competitiva no
segmento militar”, afirma Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus.
O mercado de armas mundial movimentou mais de US$ 41 bilhões no ano de 2023 e possui potencial para atingir o valor de US$ 71,5 bilhões até o ano de 2032. O segmento militar corresponde atualmente a 39% do mercado total de armas leves do mundo, mercado esse que a Taurus vinha pesquisando nos últimos anos.
“O MoU contempla um amplo portfólio de produtos com as mais recentes tecnologias, entre eles rifles de infantaria e precisão, submetralhadoras e metralhadoras leves, isso é uma decisão estratégica que colocará a Taurus como uma das poucas empresas do mundo a oferecer um portfólio de produtos completo, do .22 LR ao .50 BMG”, disse Leonardo Sesti, diretor de Engenharia e Qualidade da Taurus.
@FFO