• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

LAAD 2025: AEL Sistemas e ARES apresentam tecnologias multidomínio na maior feira de defesa e segurança da América Latina

1 de abril de 2025
LAAD 2025: AEL Sistemas e ARES apresentam tecnologias multidomínio na maior feira de defesa e segurança da América Latina (Fotos: AEL).
LAAD 2025: AEL Sistemas e ARES apresentam tecnologias multidomínio na maior feira de defesa e segurança da América Latina (Fotos: AEL).

LAAD 2025: AEL Sistemas e ARES apresentam tecnologias multidomínio na maior feira de defesa e segurança da América Latina. Entre os dias 1º e 4 de abril, AEL Sistemas e ARES, empresas brasileiras que integram o grupo Elbit Systems, demonstram um robusto portifólio integrado de soluções e tecnologias voltadas para o mercado de defesa na maior feira do setor da América Latina, a LAAD Defence & Security 2025, no Rio de Janeiro.

A AEL e a ARES reafirmam suas posições de referência em sistemas de comunicação e de controle de tiro avançados, entre outras soluções que garantem a integração operacional das Forças Armadas Brasileiras, permitindo que atuem de forma coordenada em qualquer cenário.

Entre os destaques da feira está o sistema de artilharia ATMOS 155mm, que deve integrar o Projeto Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado sobre Rodas, em negociação com o Exército Brasileiro. Também está no rol de produtos o Hermes 900, Veículo Aéreo Não-Tripulado que trouxe alta performance operacional para a Força Aérea Brasileira, especialmente em ações de vigilância e reconhecimento.

A AEL Sistemas mostra também ao segmento as principais inovações em C4I (Comando, Controle, Comunicações, Computadores e Inteligência). O Link-BR2 é um sistema tático que foi projetado para a FAB com o objetivo de fornecer comunicações de comando e controle seguras, confiáveis e interoperáveis em ambientes operacionais de alta complexidade. O sistema usa criptografia de última geração para proteger as informações e garantir que apenas usuários autorizados possam acessá-las.

Já o RDS-Defesa, solução que compõe o rol de programas estratégicos do Ministério da Defesa, foi projetado para desenvolver equipamentos de rádio multibanda que permitam a interoperabilidade de comunicação para as Forças Armadas. A AEL Sistemas é uma das empresas envolvidas no seu desenvolvimento, sob a liderança do Centro Tecnológico do Exército Brasileiro (CTEx).

Na LAAD, ainda serão conhecidos os últimos avanços para atualização tecnológica (midlife upgrade – MLU)destinadas a aeronaves de asas fixas e rotativas, além de outros sistemas que hoje já operam embarcados nas aeronaves cargueiro multimissão KC-390 Millennium e no caça F-39 Gripen, ambas operadas pela Força Aérea Brasileira.

Parceria reforçada

A ARES leva para a feira a Torre REMAX, o Sistema de Armas Remotamente Controlado 100% nacional, que poderá ser conferido na viatura 4×4. Também irá apresentar a Torre Manual REMAN versão Guaicurus, que são as viaturas blindadas multitarefa leve sobre rodas 4×4. Outra versão dessa solução, que contempla um sistema de armas blindado de operação manual para diferentes tipos de metralhadoras, também poderá ser vista acoplada à 6×6. Esses sistemas foram desenvolvidos pela ARES a partir dos requisitos do Exército e adotados plenamente para dar maior operacionalidade aos veículos militares brasileiros.

A ARES também demonstra seus instrumentos ópticos destinados à infantaria e artilharia do Exército, reforçando sua posição como a principal empresa do país que desenvolve, produz e fornece essas soluções para as Forças Armadas.

Uma das grandes novidades da ARES é o sistema Anti SARP (anti-drone) que está em desenvolvimento em parceria com o Exército Brasileiro, com financiamento da Finep. Essa solução contempla uma estação de armas equipada com duas metralhadoras 7,62mm bigeminadas e um pedestal com radares e módulo optrônico (câmera termal, câmera diurna e telêmetro laser). Na LAAD, haverá um simulador de sistema de armas Anti SARP, podendo ser acessado por qualquer pessoa que visite o estande.

Também será a primeira vez que a ARES apresenta sua família de slip rings para o mercado. Esses anéis deslizantes ou coletores são dispositivos eletromecânicos que permitem a transmissão de energia e sinais elétricos entre partes rotativas e estacionárias. A ARES está entre as poucas empresas que desenvolvem e fabricam slip rings militarizados no mundo.

Fonte: AEL Sistemas

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login