LAAD 2025: abertura da maior feira de Segurança e Defesa da América Latina reúne autoridades no RJ. A 15ª edição da LAAD Defence & Security, maior feira de Segurança e Defesa da América Latina, teve início nesta terça-feira (01/04) no Pavilhão de Exposições do Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ). O evento, que segue até o dia 4 de abril, reúne 404 marcas expositoras e tem a expectativa de receber 45 mil profissionais do setor, além de 160 delegações oficiais, incluindo representantes dos ministérios da Defesa e Segurança do Brasil, da América Latina e de outros países convidados.
A cerimônia de abertura contou com a presença do Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho; Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; Ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Marcos Antônio Amaro dos Santos; Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Luiz Henrique Pochyly da Costa; Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Heraldo Luiz Rodrigues; Diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Maria Perpétua de Almeida; Diretor-Geral da Creative Events Brazil, Sérgio Jardim; e Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança, Luiz Teixeira.
Durante a cerimônia, o Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, destacou a relevância da LAAD para o avanço tecnológico e o fortalecimento da indústria nacional de defesa. “Hoje, demos um passo importante com a assinatura de um acordo entre os governos do Brasil e da Turquia, além de uma parceria estratégica entre duas grandes empresas globais: a Embraer, terceira maior indústria do mundo na aviação, com forte atuação na aviação civil e na defesa, e a TAI (Turkish Aerospace Industries), referência no setor aeroespacial. Esse acordo impulsionará a inovação, o crescimento e o desenvolvimento de novos produtos para a indústria da aviação civil e da defesa”, afirmou.
O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, reforçou a importância da feira na modernização das Forças Armadas e das instituições de segurança pública. “Para o Brasil, esta é uma oportunidade única para demonstrar sua capacidade, competência e a qualidade de seus produtos de defesa. A Base Industrial de Defesa desempenha um papel fundamental na economia nacional. Além disso, impulsiona o avanço científico e tecnológico do país. Entre os principais exemplos desse desenvolvimento, destacam-se projetos de equipamentos como submarinos, navios, blindados, armamentos, munições, radares, satélites e aeronaves, que reforçam a capacidade da indústria brasileira de defesa”, ressaltou.
Já o Diretor-Geral da Creative Events Brazil, Sérgio Jardim, enfatizou o impacto do evento na geração de negócios e no fortalecimento do setor. “A área de exposição está totalmente voltada para a apresentação das mais modernas soluções desenvolvidas para setores estratégicos, incluindo engenharia aeroespacial e naval, equipamentos pessoais e táticos, munições e armamentos, ciberdefesa e cibersegurança, combate ao terrorismo, comunicação e posicionamento, proteção de infraestruturas sensíveis, análise criminal e prevenção de doenças, entre outros”, destacou.
Sobre a LAAD
A LAAD Defence & Security é um evento estratégico para o fortalecimento do setor de defesa e segurança, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e a cooperação entre empresas, governos e forças militares. Ao longo de sua programação, serão apresentadas novas tecnologias e soluções voltadas para a modernização das Forças Armadas e das instituições de segurança pública.
Fonte: FAB
@FFO