LAAD 2023: Ford Pro apresentará veículos para operações especiais. A Ford Pro, divisão de veículos utilitários da marca americana, vai expor na LAAD Defence & Security 2023, modelos especiais dos seus veículos Ranger e Transit. O evento, que acontece entre os dias 11 e 14 de abril, é uma das maiores feiras dos setores de Defesa e Segurança da América Latina.
Uma das novidades da que a Ford Pro apresentará na LAAD 2023, será a Transit Chassi. Trata-se de um veículo para atuar em missões como centro de comando móvel, e para isso conta com uma estrutura completa de uma unidade de inteligência e suporte policial. Ela tem um mastro telescópico com faróis de LED e câmera móvel com visão de 360 graus, zoom de 42x, visão noturna e estabilização de imagem. Há também três câmeras nas laterais e na frente do veículo, todas com sistema de reconhecimento facial e de placas.
Em seu baú, a Ford Transit Chassi oferece um ambiente de trabalho com mesas e cadeiras, duas telas de 43 polegadas, ar-condicionado, área de café, frigobar, armários e tomadas de 110/220 V. O acesso é feito por reconhecimento facial, digital, código ou cartão, com auxílio de estribo elétrico. O veículo estará disponível no mercado no segundo semestre.
A Ranger de polícia mostrada na LAAD 2023 é da versão Limited, com motor 3.2 e tração 4×4. Entre as novidades estão a cela intermediária humanizada isolada na segunda fileira, com bancos, portas e piso revestidos em ABS lavável, capacidade para dois ocupantes, cinto de segurança de três pontos e ar-condicionado independente. A caçamba também tem compartimento para equipamentos e cela com capacidade para transportar quatro ocupantes com ar-condicionado. Ambas as celas dispõem de sistema de monitoramento por câmeras e áudio.
A picape conta com proteção balística, suportes para armas, farol auxiliar e tecnologia de sinalização que permite a sincronização com outros veículos. Ela possui também uma sirene de baixa frequência, emitindo uma vibração que pode ser sentida pelo motorista da frente mesmo se estiver com os vidros fechados e o som interno alto.
A Transit exposta é do tipo D, montada em um furgão longo com teto alto. Ela segue os requisitos do novo descritivo do SAMU, com dois bancos dos atendentes voltados para frente com cinto de segurança de três pontos, maca biarticulada de alumínio e sistema de monitoramento com câmeras internas e externas que permite gravação, acesso remoto e telemetria. O sistema de comunicação interno inclui o “semáforo da vida”, que possibilita ao médico informar ao motorista as condições do paciente para mudar o modo de condução.
Ela também traz recursos aprimorados de isolamento acústico, climatização, iluminação, armários, prancha de resgaste, sistema de oxigênio e sistema acústico com dois alto-falantes de 100 W e megafone. A nova sinalização em LED, assim como na Ranger de polícia, permite a sincronização com outros veículos.
Fonte: Ford Pro
@FFO