L3Harris vai atualizar os B-52 Stratofortress da USAF. Foto: USAF. Sob um contrato de 10 anos no valor de US$ 947 milhões concedido em 2021, a L3Harris está atualizando e aprimorando o sistema de autoproteção de guerra eletrônica (EW) AN/ALQ-172 dos B-52 da USAF.
O trabalho atual da L3Harris baseia-se em décadas de experiência no fornecimento de tecnologia crítica como fabricante de equipamento original dos sistemas AN/ALQ-172 para a frota de B-52. E combinadas com outros esforços de modernização em andamento, nossas atualizações ampliarão a relevância e a confiabilidade do B-52 até a década de 2050. A USAF planeja realizar um voo de teste com as novas capacidades EW do B-52H em 2024.
“Estamos implementando soluções acessíveis que não apenas reduzem custos, mas também fornecem às tripulações uma proteção mais avançada contra as mais sofisticadas ameaças detectadas por radar. Tudo isso resulta em uma aeronave mais moderna, eficiente e eficaz, pronta para dominar a luta futura”, afirma Jimmy Mercado, Diretor do Programa L3Harris.
“Nossos adversários continuam a evoluir, enfrentando ameaças avançadas e de longo alcance que desafiam nossa capacidade de operar em ambientes contestados. É fundamental que forneçamos à nossa tripulação B-52 as ferramentas necessárias para manter o B-52 relevante, letal e com capacidade de sobrevivência como a espinha dorsal da força de bombardeiros estratégicos dos Estados Unidos”, diz Robert “Trip” Raymond, Líder do Programa, Desenvolvimento de Tecnologia EW da L3Harris.
O Boeing B-52 Stratofortress é um bombardeiro estratégico americano de longo alcance, subsônico e movido a jato. O B-52 foi projetado e construído pela Boeing, que continuou a fornecer suporte e atualizações. É operado pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) desde 1950 e pela NASA há mais de 40 anos.
O bombardeiro pode transportar até 70.000 libras (32.000 kg) de armas e tem um alcance de combate típico de cerca de 8.800 milhas (14.200 km) sem reabastecimento aéreo. O nome oficial do B-52 é Stratofortress, que é raramente é usado pelas tripulações, que informalmente é comumente chamada de BUFF (Big Ugly Fat Fucker/Fella).
Existem 72 aeronaves em estoque em 2022; 58 operados por unidade operacionais (2nd Bomb Wing e 5th Bomb Wing), 18 por na reserva (307th Bomb Wing) e cerca de 12 em armazenamento de longo prazo na Base Aérea Davis-Monthan.
Os bombardeiros voaram sob o Comando Aéreo Estratégico (SAC) até que este foi desativado em 1992 e suas aeronaves absorvidas pelo Comando de Combate Aéreo (ACC); em 2010, todos os B-52 Stratofortresses foram transferidos do ACC para o novo Comando de Ataque Global da Força Aérea (Air Force Global Strike Command — AFGSC). O B-52 completou 60 anos de serviço contínuo com seu operador original em 2015. Após ser atualizado entre 2013 e 2015, espera-se que os últimos aviões sirvam na década de 2050.
@CAS