• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

L3Harris irá fornecer dois EA-37B para a AMI

6 de agosto de 2025
L3Harris irá fornecer dois EA-37B para a AMI. Foto: L3Harris.
L3Harris irá fornecer dois EA-37B para a AMI. Foto: L3Harris.

L3Harris irá fornecer dois EA-37B para a AMI. A L3Harris Technologies recebeu um contrato de US$ 300 milhões para entregar duas aeronaves de guerra eletrônica Gulfstream G550 para a Aeronautica Militare Italiana (AMI), marcando a primeira venda estrangeira da plataforma EA-37B. Os G550 italianos serão as primeiras plataformas não americanas a utilizar o sistema EA-37B.

A aeronave bimotora será equipada com uma avançada capacidade ofensiva eletromagnético desenvolvida em parceria com a BAE Systems. Uma vez entregues, elas fornecerão à Itália opções de interferência de longo alcance projetadas para interromper os sistemas de radar, navegação e comunicação inimigos, expandindo a capacidade de guerra eletrônica aérea do país.

Conforme a L3Harris, os G550 modificados oferecerão o alcance, a altitude e a resistência necessários para operações de interferência aérea sustentadas a distâncias seguras. “Estamos expandindo nosso apoio às Forças Armadas da Itália, equipando-as com tecnologia de missão moderna, pronta para gerenciar um cenário global dinâmico”, disse Jason Lambert, Presidente de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento da L3Harris.

As duas aeronaves se juntarão à frota italiana de aeronaves para missões especiais, juntamente com o Joint Airborne Multi-Mission Multi-Sensor System (JAMMS), no qual a L3Harris também está modificando dois Gulfstream G550 para funções ISR. O JAMMS faz parte de um esforço mais amplo para expandir as capacidades de inteligência e reconhecimento multidomínio da Itália.

Os G-550A e dois E-550A são empregados pelo 71º Gruppo do 14º Stormo sediado em Prática di Mare (LIRE), sendo aeronaves Conformal Airborne Early Warning (CAEW) e Multi-Mission Multi-Sensor System (MMMS). Os Futuros E-37B Compass Call irão atuar como Ataque Eletrônico Aerotransportado (AEA), em um modo similar ao dos EUA e também serão empregados pelo 14º Stormo.

E-550A AMI 14-11 MM62293 (c/n 5429) do 71ºGruppo. Foto: AMI.
E-550A AMI 14-11 MM62293 (c/n 5429) do 71ºGruppo. Foto: AMI.

A L3Harris descreveu a nova aeronave como parte de um portfólio crescente de plataformas missionárias hospedadas em fuselagens comerciais, apoiando operações militares aliadas em todo o mundo. As aeronaves missionárias da empresa estão atualmente em serviço nos EUA, Austrália, Canadá, Japão, Coreia do Sul e outros países.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login