L3Harris e Embraer rompem a parceria do projeto Agile Tanker baseado no KC-390 para a USAF. O projeto lançando em setembro de 2022 foi encerrado dois anos depois, com as duas empresas rompendo a parceria para lançar uma versão do KC-390 para a USAF, que seria equipado com um Flying boom (lança de reabastecimento em voo). O Agile Tanker seria uma opção de reabastecimento aéreo ágil e tático para a USAF e a Força Conjunta dos EUA.
Revelada em 19 de setembro de 2022 em uma coletiva de imprensa conjunta entre o CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, e o CEO da L3Harris, Chris Kubasik, a parceria com o C-390 previa que a L3Harris serviria como contratada principal do programa e forneceria sistemas de missão dos EUA para o avião, incluindo uma plataforma de reabastecimento especialmente construída que transformaria o Millennium em um KC-390 padrão USAF, com flying boom. A parceria foi ratificada em março de 2023 e parecia estar andando bem.
No entanto, nos dois anos depois, o interesse da L3Harris aparentemente diminuiu, e a parceria agora expirou. L3Harris não quis comentar. Porém, a Embraer continua firme em suas ambições de implementar seus produtos nos EUA e o C-390 é um deles. Isso inclui oferecer, mesmo que sem um parceiro americano, o KC-390 para o programa de reabastecimento acelerado, denominado Next Generation Air Refueling System (NGAS).
A Embraer respondeu a uma solicitação recente de informações sobre o NGAS como um potencial principal para o programa, mas a empresa está explorando “vários outros tipos de estruturas de negócios” e está conversando com várias grandes empresas de defesa dos EUA sobre oportunidades de parceria, disse Bosco da Costa Jr. “Estamos procurando alguém que possa agregar valor ao nosso projeto, trazer algumas capacidades que a Embraer não tem”.
Quando a parceria L3Harris foi anunciada, a Força Aérea ainda estava buscando uma estratégia de reabastecimento de três frentes conhecida como KC-X, KC-Y e KC-Z. A USAF abandonou esse plano em favor de uma potencial compra limitada de aviões-tanque prontos para substituir os antigos KC-135R/Q, que seriam então seguidos pelo avião-tanque do projeto NGAS.
A compra limitada, apelidada de programa de Recapitalização do KC-135 Tanker, tem sido amplamente vista como uma briga de cães entre a Boeing e a Airbus, um oferecendo o seu A330 MRTT e a outra o KC-46. Mas os planos de mudança de avião-tanque da USAF abriram uma oportunidade para a Embraer, também no curto prazo, de acordo com Frederico Lemos, diretor comercial de defesa da empresa. “Estamos olhando para o programa de recapitulação”, disse Lemos. “E acreditamos que pode haver um espaço também na ali para nós”.
@CAS