L3Harris completa o 1º voo do EC-37B de série. A L3 Harris concluiu o primeiro voo da aeronave EC-37B Compass Call Cross Deck. O voo de 4 horas foi realizado dia 4 de maio a partir do centro de modificação L3Harris em Waco, Texas, marcando um significativo marco para o programa Compass Call Cross Deck.
A equipe composta pela L3Harris, BAE Systems e Gulfstream, integrou o sistema de ataque eletrônico Compass Call da aeronave EC-130H à plataforma Gulfstream G550, que será designado EC-37B. A nova plataforma oferece maior velocidade, resistência e alcance estendido, melhorando a capacidade de sobrevivência em combate. A conclusão deste primeiro voo foi essencial para cumprir os objetivos solicitados pela USAF.
A partir de agora, a L3Harris continuará as atividades de teste de voo em preparação para entrega à USAF para seu ciclo de teste de desenvolvimento ainda este ano. A L3Harris tem décadas de experiência em missões e testes de aeronaves para várias operações e múltiplas plataformas, e desenvolve soluções ISR e EW aerotransportadas para os EUA, OTAN e forças aliadas.
O novo EC-37B é baseado na plataforma do jato executivo de longo alcance Gulfstream G550, altamente modificado pelas empresas contratadas L3Harris e BAE Systems para cumprir suas futuras missões militares.
Os sistemas embarcados no EC-37B permitirão que as comunicações do inimigo sejam interrompidas, isolando as capacidades de compartilhamento de informações. Além disso, realizarão missões de ataques eletrônicos e inteligência, visando interceptar comunicações para coleta e analise dados, para entender os movimentos futuros no campo de batalha.
Para essas missões, há mais de quatro décadas a USAF dispõem de uma frota de EC-130H, que são constantemente modernizados para mantê-los atualizados conforme as necessidades do campo de batalha. Apesar disso, as células dos atuais Hércules estão chegando ao final da vida útil, e suas limitações operacionais mostraram a necessidade de substituição.
Assim, o EC-37B voa mais alto e mais rápido que os antigos Hércules, ampliando o raio de ação dos ataques eletrônicos e reduzindo o risco de exposição às defesa antiaéreas. Além disso, de acordo com a BAE Systems, o avião terá amplas possibilidades de atualização.
O EC-37B realizou o voo inaugural em outono do ano passado. A previsão é que até 14 aeronaves sejam recebidas pela USAF, com as cinco primeiras unidades entregues até o final do ano de 2023. O mercado de aeronaves ISR é avaliado em um investimento acumulado de US$ 78,6 bilhões.
@CAS