L3Harris: 1º CF-18 Hornet Extension Project entregue a RCAF. A L3Harris, acaba de entregar a primeira aeronave de caça Boeing CF-18 sob o Projeto de Extensão Hornet (HEP — Hornet Extension Project). O projeto é voltado para reforçar a frota CF-18 Hornet do Canadá, garantindo a prontidão operacional até a indução iminente do caça F-35 de próxima geração em 2032.
A primeira fase do HEP abrange modificações em 88 CF-188A/B, como é designada versão canadense CF-18 na da Royal Canadian Air Force (RCAF). O CF-18 é uma versão do F/A-18A/B, ao qual foram adquiridos 138 (98 A e 40 B). Esses aprimoramentos estão preparados para capacitar os CF-188 a navegar no espaço aéreo civil enquanto se coordenam com as forças aliadas. O HEP deve ser concluído em dezembro de 2026.
O Projeto de Extensão Hornet ajudará a garantir que a frota de caças Hornet da RCAF sejam capazes de cumprir os compromissos operacionais, incluindo os do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), até 2032, quando se espera que a frota permanente de F-35 esteja totalmente operacional.
Colaboradores ha 35 anos, a L3Harris e a RCAF, deram nova vida à frota de caças do Canadá, infundindo modernização e melhorias estruturais que ampliaram a relevância operacional da plataforma.
A proficiência da empresa é ainda mais enfatizada por sua administração de frotas de aeronaves como o CC-150 Polaris, CP-140 Aurora, CH-148 Cyclone e CH-147F Chinook, para citar alguns, simbolizando a profundidade de seu compromisso de reforçar a estratégia do Canadá capacidades aéreas.
“L3Harris é o único centro de excelência em aeronaves de caça do Canadá”, afirmou Ugo Paniconi, gerente geral da L3Harris. “Este contrato é uma prova de nosso desempenho contínuo e compromisso com a missão de nossos clientes. Por mais de três décadas, mantivemos orgulhosamente a única frota de caças do Canadá e esperamos a oportunidade de continuar nosso rico legado da ISS na futura frota de F-35 do Canadá”.
O Future Fighter Capability Project (FFCP) do Canadá visa substituir a frota envelhecida de CF-188 Hornets da RCAF por 88 caças Lockheed Martin F-35 Lightning II.
@CAS