L15 para os Emirados Árabes Unidos. Os Emirados Árabes Unidos disseram que planejam comprar uma dúzia de jatos chineses L15. O Ministério da Defesa dos Emirados Árabes Unidos informou que vai assinar um contrato com a China National Aviation Technology Import Export Corporation (CATIC) para comprar 12 aeronaves leves de combate e treinamento L15, com a opção de mais 36 aeronaves adicionais.
“Chegamos à fase final de nossas conversas com o lado chinês. O contrato final será assinado em breve”, disse Tareq Al-Hosani, diretor-geral do Conselho Econômico de Tawazun, a autoridade de compras de defesa e segurança dos Emirados. O valor do negócio não foi divulgado.
Em dezembro, os Emirados Árabes Unidos ameaçaram cancelar sua megacompra de caças F-35 dos EUA, protestando contra condições impostas pelos EUA estritas em meio às preocupações de Washington com a China. A United Arab Emirates Air Force (UAEAF) opera, principalmente, caças Lockheed Martin F-16E/F de fabricação americana e Mirage 2000 de fabricação francesa. No ano passado, encomendou 80 Dassault Rafale da França. Os Estados Unidos e os Emirados Árabes Unidos ainda precisam finalizar o acordo de armas de US$ 23 bilhões que inclui a compra ou não dos caças F-35A.
@CAS