Aero Vodochody demonstrou na Hungria seu a jato monomotor da Guerra Fria em versão repaginada, o L-39NG, que voou pela primeira vez dezembro de 2018. Na última semana a fabricante da República Checa realizou três voos de avaliação com o seu segundo protótipo na 59th Wing em Kecskemét (LHKE), onde pilotos de prova da empresa voaram com dois pilotos húngaros de Saab Gripen. A demonstração também reservou um voo ao chefe da Força Aérea, Major General Nandor Kilian, que descreveu o L-39NG como “uma aeronave de treinamento boa e moderna com um grande potencial”.
Até 2009, a Hungria operou um esquadrão do L-39 Albatros e também treinou seus pilotos em aeronaves alugadas L-159 da Aero Vodochody. Em setembro, o Ministério da Defesa Tcheco certificou o L-39NG, abrindo caminho para a Aero Vodochody demonstrar a aeronave no espaço aéreo internacional e lançar entregas aos clientes.
A Aero Vodochody tem pedidos para 26 L39NG, sendo 12 para RSW Aviation e 10 para SkyTech, ambas empresas privadas de treinamento militar, além de mais 4 para a Força Aérea do Senegal.
No início deste ano, o empresário húngaro Andras Tombor comprou uma participação de 51% na Aero Vodochody de seu proprietário anterior, a empresa de investimento tcheca Penta, enquanto a agência de defesa nacional da República Tcheca Omnipol ficará com o restante. Em junho, o governo tcheco fez uma apresentação para a vizinha Eslováquia, oferecendo participação no programa e um pacote de treinamento no país em troca de um pedido de oito L-39NG.
@CAS