Kuwait recebe seus primeiros Eurofighters. Leonardo entregou no dia 8 de dezembro oficialmente à Força Aérea do Kuwait (KAF- Kuwait Air Force) seus dois primeiros Eurofighter Typhoons, em uma cerimônia que aconteceu fabrica da empresa em Torino-Caselle. A cerimônia de entrega teve a presença do Embaixador do Kuwait na Itália Sheikh Azzam Al-Sabah e chefes da KAF. A delegação do Kuwait também visitou a fábrica da Leonardo em Caselle, onde os Eurofighter são fabricados.
Os dois primeiros Typhoons deve ser transladados até o dia 14 de dezembro em voo. O contrato assinado entre o Ministério da Defesa do Kuwait e a Leonardo, em 5 de abril de 2016 por US$ 8,7 bilhões, previa a entrega de 28 unidades a partir de 2020 para a KAF, sendo 22 monoplaces e seis biplaces. Isso também inclui o treinamento de pilotos e pessoal de terra pela Força Aérea Italiana e Leonardo, bem como logística e um pacote de apoio operacional inicial para 3 anos. Atrasos na produção, aliados a pandemia de COVID-19 postergaram as entregas para 2021.
Quando entrarem em serviço, os caças KAF serão os Eurofighters mais avançados do mundo, pois irão com o novo pacote de atualização padrão para a fase 3 b (P3Eb). Empregarão também o radar AESA ECRS Mk 0, que se caracteriza-se por desenvolver uma elevada potência de emissão e possuir um campo de exploração de 200°. Derivado do Euroradar Captor-E, ele combina a exploração eletrônica da tecnologia AESA com uma base com uma antena móvel.
O pacote de armamento inicial incluirá bombas de queda livre (séries Mk.82, 83 e 84), mísseis Diehl IRIS-T e Raytheon AIM-120C7 AMRAAM. A aeronave será posteriormente atualizada para o padrão KAF Enhanced, introduzindo melhorias no radar ECRS Mk 0, capacidade de empregar mísseis ar-ar MBDA Meteor e bombas guiadas JDAM GBU-31. O pacote também inclui a integração de mísseis de cruzeiro de longo alcance MBDA Storm Shadow e mísseis ar-superfície Brimstone.
@CAS