Kratos revela novo drone furtivo Thanatos. A empresa norte-americana de tecnologia de defesa Kratos revelou o seu novo drones furtivo Thanatos. Uma renderização da aeronave foi divulgada como parte do anúncio dos resultados financeiros da empresa para o terceiro trimestre de 2023.
A empresa espera obter um contrato até o próximo ano para este drone furtivo, embora na concepção artística foi adicionado as marcas da USAF, o que sugere que o desenvolvimento do Thanatos poderia estar ligado ao programa Collaborative Combat Aircraft (CCA) ou à outros projetos avançados de drones.
“Estamos em negociações com um cliente e esperamos assinar um contrato no próximo ano relacionado a alguns outros sistemas de drones táticos da nossa empresa, incluindo o Thanatos”, disse Eric DeMarco, Presidente e CEO da Kratos, em um comunicado à imprensa.
A imagem mostra uma plataforma combinada sem cauda como parte de um esforço para criar uma aeronave furtiva com o design do nariz em ângulo (similar a um bico de pato), entradas e exaustão de ar embutidas, o que reduzem muito a assinatura infra-vermelho. O Thanatos também possui asas em forma de diamante, que podem oferecer menor arrasto em altas velocidades subsônicas e supersônicas.
O nome do UAV existe desde 2019 e embora pouco mais se soubesse sobre o sistema, o presidente e CEO da empresa, Eric DeMarco, descreveu-o como um projeto chave para a empresa.
“Com base nas recentes grandes oportunidades de programas que estamos buscando, estamos agora planejando alguns investimentos adicionais em 2024, inclusive na [área] de drones táticos, a fim de posicionar a empresa para um crescimento potencialmente ainda maior em 2025 e além”, afirmou DeMarco.
O programa CCA – Collaborative Combat Aircraft da USAF tem como objetivo operar uma séries de aeronaves não tripuladas trabalhando ao lado de uma aeronave tripulada, que poderá ser um futuro caça de sexta geração ou até mesmo o atual caça multifuncional Lockheed Martin F-35 Lightning II. Cada plataforma não tripulada seria empregada para um conjunto de missões diferentes, garantindo flexibilidade operacional ao esquadrão de ataque.
A USAF ainda está a refinando os seus requisitos para o CCA, mas que seu objetivo inicial seria adquirir pelo menos mil desses drones. Este número inicial foi baseado que serão utilizados dois drones para cada um dos 500 novos caças, sendo 200 jatos de furtivos de sexta geração e 300 F-35A.
O Thanatos não é o primeiro projeto de UAV furtivo do tipo ‘Loyal Wingman’ da Kratos, que trabalha no XQ-58A Valkyrie, um drone subsônico de alta altitude, longa resistência, que opera sem as necessidades de pista (saiba mais).
@FFO