A empreiteira norte-americana Kratos Defense & Security Solutions fornecerá o motor de propulsão de foguete para lançar o demonstrador de tecnologia de drone hipersônico multimissão DART AE, que está sendo desenvolvido pela empresa australiana Hypersonix Launch Systems.
O acordo foi anunciado em 25 de janeiro, onde as duas empresas disseram que pretendem realizar o primeiro voo do DART AE em 2023. O DART AE está sendo desenvolvido pela Hypersonix como um veículo hipersônico multimissão totalmente impresso em 3D a partir de ligas de alta temperatura e alimentado por um motor SPARTAN scramjet movido a hidrogênio.
Projetado para operar em velocidades entre Mach 5 e Mach 12, o SPARTAN é descrito pela Hypersonix como um “motor scramjet de hidrogênio limpo de quinta geração, emissão zero, com um alcance publicamente divulgado de 500 km”. A Amiga Engineering foi contratada anteriormente pela Hypersonix para a construção de engenharia aditiva do SPARTAN scramjet. A fabricação está sendo realizada sob uma concessão do governo australiano, concedida em agosto de 2020, cobrindo a construção de um motor scramjet pronto para voo e sistema de combustível.
O sistema de reforço Kratos acelerará o drone DART AE a uma velocidade superior a Mach 5 para liberação do veículo. Após a ignição do scramjet, o veículo hipersônico voará de forma autônoma ao longo de uma trajetória de voo programada para um local de pouso predeterminado. Em um comunicado, a Kratos disse que alavancaria seus amplos recursos de engenharia digital, juntamente com sua experiência de integração e lançamento de foguetes.
@CAS