Kratos anunciou o voo inaugural do novo UCAV furtivo Thanatos. A norte-americana Kratos Defense and Security anunciou recentemente o voo inaugural do Thanatos, seu novo drone furtivo de combate (UCAV). Por se tratar de um projeto altamente classificado, a empresa não divulgou detalhes de local e data do voo, informando apenas que ocorreu com sucesso há alguns meses.
A existência do UCAV Thanatos foi revelado pela Kratos há cerca de um ano. Sobre o voo inaugural do protótipo, o qual não foram divulgadas imagens reais, a empresa se limitou a informar que o teste serviu inicialmente para checar as características aerodinâmicas da aeronave.
“O veículo aéreo Thanatos agora está efetivamente comprovado”, afirmou Steve Fendley, presidente da Divisão de Sistemas Não Tripulados da Kratos, em uma entrevista exclusiva à Aviation Week em 07 de dezembro, durante o Reagan National Defense Forum 2024. “Não estamos tentando descobrir se o avião voa, estamos tentando descobrir se o sistema integrado está de acordo com o projeto de missão.”
Pouco se sabe sobre o desenvolvimento do projeto Thanatos, tornado público em 2019. Em novembro do ano passado, a Kratos divulgou uma imagem renderizada do UCAV publicada no seu relatório financeiro, revelando pela primeira vez o formato do drone. No documento, o presidente e CEO da empresa, Eric DeMarco, descreveu o projeto como peça-chave para a empresa.
“Trabalhamos em novos recursos e estamos em discussões com um cliente que esperamos assinar um contrato no ano que vem para outros sistemas não tripulados, incluindo o Thanatos”, afirmou DeMarco. Até agora não foi divulgado oficialmente qual seria este cliente.
A imagem artística divulgada há quase um ano mostra o Thanatos com as marcas da USAF, a qual é considerada o “provável cliente”. Isto sugere que o novo drone poderia estar ligado ao programa Collaborative Combat Aircraft (CCA), um projeto da USAF para obter uma séries de aeronaves não tripuladas do tipo “alas leais” (loyal wingman) para atuar em missões sob a liderança de uma aeronave tripulada.
Embora os detalhes do Thanatos ainda permaneçam altamente classificados, a Kratos disse que seu novo UCAV irá se aproveitar de todo avanço da tecnologia de inteligência artificial, o que capacitaria a operar de forma totalmente autônoma.
O Thanatos não é o primeiro projeto de UAV furtivo do tipo ‘Loyal Wingman’ da Kratos, que trabalha no XQ-58A Valkyrie, um drone subsônico de alta altitude, longa resistência, que opera sem as necessidades de pista (saiba mais).
@FFO