Korean Air e L3Harris se unem no projeto do AEW&C sul-coreano. A principal empresa aérea da Coreia do Sul, a Korean Air, se associou à americana L3Harris Technologies, para participar de um programa militar que visa comprar novos aviões para alerta aéreo antecipado e comando e controle (AEW&C).
A L3 Harris prometeu reduzir drasticamente o preço e os custos de manutenção e transferir tecnologias de integração de sistemas. Um sistema de alerta e controle aéreo antecipado (AEW&C) detecta aeronaves, navios, veículos, mísseis e drones a longas distâncias e executa comando e controle do espaço aéreo do campo de batalha, direcionando caças para os alvos. Quatro aviões Boeing 737 AEW&C equipados com antenas de radar fixas e ativas de varredura eletrônica estão em serviço na Coreia do Sul.
A Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA — Defense Acquisition Program Administration), órgão estatal controlado pelo Ministério da Defesa, irá comprar mais quatro aviões AEW&C até 2027. A L3Harris propôs um modelo Global 6500 com radar da Israel Aerospace Industries (IAI). O Global 6500 é um jato de longo alcance produzido pela canadense Bombardier Aerospace, com cabine espaçosa, autonomia de voo de mais de 12.000 quilômetros (7.456 milhas) e potentes motores Rolls-Royce.
Sob um acordo abrangente de cooperação comercial com a L3Harris, a Korean Air disse que participaria da remodelação, produção de peças para aeronaves adicionais e treinamento de pessoal se o escolhido for Global 6500 for adotado.
O sistema de alerta aéreo antecipado da Coreia do Sul é baseado principalmente em equipamentos estrangeiros, como Boeing 737 AEW&C, RQ-4 Global Hawks e RC-800s. Os esforços para adquirir tecnologia independente e aeronaves de reconhecimento caseiras foram em grande parte infrutíferos porque os EUA e outras empresas estrangeiras relutavam em transferir tecnologias-chave. Cansado do pagamento incessante de enormes custos de reparo para manutenção de aviões Boeing 737 AEW&C, a DAPA agora fala sobre a necessidade de adquirir tecnologias independentes para o desenvolvimento de um sistema AEW&C caseiro.
Por meio da melhoria de desempenho dos aviões Baekdu, as empresas sul-coreanas acreditam que podem aumentar o nível de tecnologias para projetar um sistema AEW&C independente, como fizeram no desenvolvimento do caça KF-21 que fez seu voo inaugural em julho de 2022.
Ainda assim, a DAPA precisa de um avião confiável que receba os vários tipos de equipamentos eletrônicos e atender aos requisitos da Republic of Korea Air Force (ROKAF). Em março de 2022, a Coreia do Sul usou um avião Boeing 737–500 modificado em um banco de testes para verificar o desempenho de um sistema de antena controlado por computador para o KAI KF-21 Boramae.
@CAS