Korean Aerospace e Lockheed Martin investirão na venda dos jatos T-50. A Korean Aerospace Industries (KAI) e a Lockheed Martin assinaram um acordo de cooperação para promover internacionalmente os jatos de treinamento e ataque leve KAI T-50. Um dos principais objetivos é oferecer a versão de ataque FA-50 para a USAF e Marinha dos EUA, entre outros clientes estrangeiros.
De acordo com o comunicado de imprensa da KAI, com esse acordo estratégico, são esperadas vendas de mil unidades do jato, sendo metade deles paras as Forças Armadas dos Estados Unidos. Entre 2024 e 2025, as empresas pretendem oferecer o T-50 nos programas USAF Advanced Tactical Trainer e US Navy Tactical Surrogate Aircraft, que planejam adquirir 280 e 220 novos jatos, respectivamente.
A Lockheed Martin participa ativamente do desenvolvimento do jato T-50, com um financiamento de 13% do programa desde sua criação em 1992. Se as empresas vencerem as licitações dos Estados Unidos, a sul-coreana KAI se tornará o maior fornecedor mundial de aeronaves de ataque leve e treinamento.
Para entrar de vez no mercado internacional, a KAI trabalha em uma versão aprimorada do supersônico FA-50, baseada no aumento do alcance, armamentos mais avançados e redução do custo.
De acordo com o fabricante asiático, o mercado estimado para esse vetor de ataque leve e treinamento avançado está estimado em mil unidades. Vários países, incluindo Colômbia, Eslováquia, Malásia e Croácia, estão avaliando a aquisição do T-50/FA-50. Atualmente os jatos estão em operação na Coréia do Sul, Indonésia, Filipinas, Iraque e Tailândia.
“A Lockheed Martin é líder em soluções aeronáuticas, oferecendo recursos em todo o espectro de aeronaves de caça e treinamento. O T-50 é uma aeronave que comprovadamente otimiza a fase de conversão avançada de novos pilotos – incluindo para caças de quinta geração como F-35 – oferecendo maior capacidade para missões operacionais”, disse Aimee Burnett, Vice-Presidente de Negócios de Caças da Lockheed Martin.
A Lockheed Martin também destacou a simbiose entre as plataformas T-50 e F-16, citando como exemplo a Força Aérea da Coreia do Sul: “O programa reduziu para nove missões, o número de voos necessários para os pilotos sul-coreanos de KF-16. O feedback da mairoria dos 2.500 pilotos que foram treinados no T-50, em 3.750 voos de teste, afirmaram que a similaridade de comando do T-50 deixa muito fácil a conversão para as aeronaves da Lockheed Martin F-16 e F-35.”
“Isso permite que os alunos pilotos concentrem suas habilidades na melhoria de seu desempenho de voo, operando controles de voo digitais de última geração e sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo. Além disso, um sistema de treinamento em solo contém uma variedade de tecnologias inovadoras para fornecer opções de treinamento simulado“, acrescentou a empresa.
Desenvolvido pela KAI e Lockheed Martin, o programa T-50 fez seu primeiro voo em 2002, com a primeira aeronave de produção entregue em 2005. Até o momento, 208 unidades foram entregues e ainda há uma carteira de pedidos para 28 aviões de várias versões, incluindo o T-50A/B e FA-50.
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