Korean Aerospace divulga versão loyal wingman do caça FA-50. A Korea Aerospace Industries (KAI) revelou o conceito para uma versão não tripulada da sua aeronave de combate leve FA-50 Fighting Eagle. O objetivo desta versão seria operar como um “loyal wingman” (Alas Leais) para o futuro caça KF-21 Boramae, atualmente em desenvolvimento pela empresa.
Um vídeo gerado por computador do KF-21 voando em conjunto com um enxame de três aeronaves FA-50 não tripuladas foi divulgado pela empresa para coincidir com a Exposição Internacional Aeroespacial e Defesa de Seul (ADEX), que acontece de 19 a 24 de outubro.
Ao converter o FA-50 tripulado em um “loyal wingman” não tripulado, a Força Aérea da Coreia do Sul (RoKAF) será capaz de adicionar a capacidade de ataque em massa, necessária para a sua frota planejada de KF-21, a um custo operacional e de aquisição bem inferior.
Capazes de transportar uma variedade de armamentos ar-ar e ar-solo, esses drones poderiam servir como caças autônomos e/ou plataformas de ataque ao solo sendo controladas a partir de um KF-21, como armas “suicidas” ou como iscas para aeronaves inimigas tripuladas. Seus radares e outros sensores também poderiam ser conectados aos do Boramae, para fornecer uma imagem mais detalhada do cenário do combate aéreo.
O RoKAF está adquirindo mais de 140 aeronaves de combate leve T-50 Golden Eagle e FA-50 Fighting Eagle nos próximos anos, e divulgou planos para colocar em campo até 120 aeronaves de caça KF-21 futuras até 2032.
Fonte: Janes Defense
@FFO