Kongsberg constrói novo depósito para atender os F-35. A Kongsberg Defense & Aerospace anunciou em 25 de junho que está construindo um novo depósito na Noruega para atender a frota de Lockheed Martin F-35A, em um investimento estimado em NKr 500 milhões (US$ 46,6 milhões), com conclusão prevista para o segundo semestre de 2025.
As novas instalações da Kongsberg não apenas atenderão os F-35A da Royal Norwegian Air Force (RNoAF), mas também fornecerão serviços de manutenção para F-35A/B pertencentes a outras nações européias.
O novo depósito em Rygge fará parte da solução de manutenção global para aumentar a disponibilidade operacional da frota F-35, onde a Kongsberg realizará futuras atualizações, modificações e melhorias na aeronave ao longo de sua vida útil. A base principal em Ørland continuará a ser o local para manutenção da RNoAF, enquanto a manutenção pesada é realizada no depósito regional em Cameri, Itália.
A Kongsberg Aviation Maintenance Services (KAMS) assinou originalmente um contrato com a Pratt & Whitney para uma instalação de manutenção de motores de aeronaves de caça F-35 em Rygge, na Noruega, em 2020, uma das cinco instalações a serem desenvolvidas mundialmente para o motor F135, fabricado pela Pratt & Whitney, que equipa o caça F-35 Lightning II. A Kongsberg Defense & Aerospace possui 50,1% das ações da KAMS, enquanto o restante está com a Patria da Finlândia.
De acordo com Eirik Lie, presidente da Kongsberg Defense & Aerospace, o estabelecimento de um depósito de manutenção na Noruega é crucial para reter e aprimorar a experiência e a capacidade necessárias para realizar manutenção e atualizações de caças noruegueses, conforme as prioridades e necessidades das Forças Armadas Norueguesas.
O novo investimento não apenas protege a valiosa experiência acumulada ao longo de muitos anos, mas também reforça a posição da empreiteira como prestadora de serviços de manutenção na indústria de defesa, alinhando-se com a estratégia geral da Kongsberg.
@CAS