“KOMODO 1” foi a última missão do 12th ACCS JSTARS da USAF . O 12º Esquadrão de Comando e Controle Aerotransportado da USAF (12th ACCS), sediado na Base Aérea de Robins, na Geórgia, encerrou suas atividades operacionais no último dia 12 de julho. Foram 27 anos de operações com as aeronaves E-8C JSTARS (Joint Surveillance Targeting and Attack Radar System), que estão sendo desativadas pela USAF.
O 12th ACCS era o último Esquadrão JSTARS subordinado a 461ª Ala de Controle Aéreo (461st ACW), ainda ativo. A sua última surtida operacional foi realizada no E-8C, matrícula USAF 92-3290, cujo voo utilizou o código de chamada no rádio “KOMODO 1”.
Após o desembarque do derradeiro voo, o Tenente-Coronel Gerry “Brick” Thompson, 15º e último Comandante do 12th ACCS, disse: “Estou muito orgulhoso de todos nossos aviadores. Em meio a todas as mudanças na 461st ACW, eles poderiam facilmente se distrair e se esquecer de manter a atenção nas operações. Esse não foi o caso. Nossos aviadores fizeram um trabalho notável cuidando uns dos outros e é disso que mais me orgulho”, afirmou.
Apesar de ter apenas 27 anos como 12th ACCS, a Unidade tem sua origem na Segunda Guerra Mundial, em 1942, quando foi ativada como 2º Esquadrão Antissubmarino (2nd AS). Posteriormente ela participou da Guerra do Vietnã como o 12º Esquadrão de Operações Especiais (12th SOS). Após um período inativa, em 19 de janeiro de 1996 a Unidade ressurgiu como 12th ACCS e passou a operar com os E-8C Joint STARS,.
Poucos meses após sua ativação, o 12th ACCS foi deslocado para a Bósnia, onde apoiou a transição de forças da Operação JOINT ENDEAVOR para a Operação JOINT GUARD de outubro de 1996 a janeiro de 1997. Posteriormente o Esquadrão foi chamado para apoiar a Operação ALLIED FORCE, no Kosovo, em 1999.
O 12th realizou inúmeras operações contra terroristas para o Comando Central dos Estados Unidos, além de várias outras missões de defesa nacional em apoio ao Comando Sul (SOUTHCOM) e Comando Norte (NORTHCOM). Também desempenhou missões de apoio aos objetivos dos Comandantes Combatentes na Europeu e na região Indo-Pacífico.
Quando o “KOMODO 1” pousou no pôr-do-sol daquele 12 de julho de 2023, encerrou oficialmente as operações do 12th ACCS. Foram realizadas 4.463 surtidas em todo o mundo, contabilizando cerca de 44.517,9 horas em missão, com uma média de quase 10 horas por surtida. Esses expressivos números renderam à Unidade doze prêmios de destaque.
O legado do Esquadrão e do JSTARS está consolidado na tradição histórica, mas abriu o caminho para o futuro da Base Aérea de Robins, que está iniciando um novo capítulo no Gerenciamento de Batalha (Battle Management) da USAF.
Fonte: USAF
@FFO