KFir colombianos interceptaram Il-96VPU do Governo Russo. Em comunicado à imprensa, a Força Aérea Colombiana (FAC) informou que na manhã de segunda-feira (19/04), o sistema de defesa aérea do país, acionou caças Kfir C-10 para interceptar e acompanhar uma aeronave do Governo Russo, que estava voando fora da rota prevista e muito próxima do território norte colombiano, onde estão instaladas importantes bases do Exército nacional.
A aeronave em questão, o Illyushin II-96-400VPU, matrícula RA-96104, pertencente ao Serviço Federal de Segurança da Federação Russa (FSB), realizava o voo “RSD994” entre o Aeroporto Internacional Moscou-Vnukovo (IATA: VKO, ICAO: UUWW) e o Aeroporto Internacional de Manágua (IATA: MGA / ICAO: MNMG), Nicarágua, na América Central.
Segundo a FAC, o Il-96 russo tinha a autorização de sobrevoo nº 0354/21, que previa a entrada no espaço colombiano ao norte de La Guajira, sobre o mar (coordenadas N12’28’41.46 W71º24’0.75), ou seja, afastado do do território continental colombiano.
Às 09h22 os controladores dos radares do Sistema Nacional de Defesa Aérea da Colômbia, observaram que a aeronave russa, ao deixar o espaço aéreo venezuelano, voava fora da rota prevista, seguindo sobre o território continental colombiano. O Il-96 entrou no espaço aéreo controlado (FIR) Barranquilla, e voou sobre o Departamento de La Guajira, uma das áreas de maior importância estratégica do país.
Imediatamente o Centro de Comando e Controle da FAC ordenou a saída de caças KFir da defesa aérea nacional, de acordo com os procedimentos de interdição do espaço aéreo. Ao interceptar e identificar o alvo, o piloto colombiano orientou a aeronave russa para alterar sua trajetória e retornar para a rota prevista.
A FAC publicou um vídeo mostrando a interceptação do Il-96-400VPU. As imagens registradas no Head Up Display (HUD) de um Kfir COA, do Comando de Combate Aéreo Nº 3, em Malambo (Atlântico). A gravação mostra o momento que o piloto colombiano ordena que a tripulação russa realize uma curva para o rumo magnético 350 º e voar em direção à posição “ROKIN” (limite da FIR Barranquilla e Panamá), para deixar o espaço aéreo nacional.
Dados dos radares da FAC mostraram que o quadrijato russo fez uma curva fechada no rumo norte, em direção ao Mar do Caribe, voando na proa orientada com destino à Nicarágua, onde pousou mais tarde. O motivo do desvio da rota é desconhecido, mas é interessante observar que o Il-96 do FSB, evitou sobrevoo de países membros da OTAN em todo o seu trajeto da Europa até a América Central.
Sucessor da KGB, o serviço secreto da era soviética, atualmente o FSB é o principal serviço de segurança nacional russo. O órgão está sob a jurisdição direta do Presidente da Federação Russa, e entre as suas funções a contra-informação, espionagem, segurança interna, de fronteira, combate ao terrorismo e vigilância.
O FSB possui dois Ilyushin Il-96-400VPU em sua frota (RA-96102 e RA-96104). São aeronaves altamente modificadas para missões de inteligência estratégica, equipadas com um amplo conjunto de sensores e equipamentos dedicados para missões de espionagem.
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