Kfir colombiano lança míssil AAM Python-5. Um caça-bombardeiro IAI Kfir COA da Força Aérea Colombiana (FAC) disparou com sucesso um míssil ar-ar Python-5 de quinta geração em uma área restrita sobre o Mar do Caribe. O objetivo do inédito teste foi validar a capacidade operacional desses mísseis, adquiridos há mais de uma década, e sua correta integração com a plataforma lançadora.
De acordo com relatórios não oficiais, o míssil Python 5 disparado atingiu um alvo aéreo simulado. O lançamento serviu para uma série de verificações que validaram o desempenho de combate dos caças-bombardeiros Kfir equipados modernos armamentos. Até chegar no lançamento real, foram realizados extensos testes para avaliar a integração do míssil com sistemas do caças supersônicos, como aviônicos, radar de controle de fogo ELTA EL/M-2032, o sistema de lançamento, sistema de controle de voo, entre outros.
Fabricado pela Rafael Advanced Defense Systems, o Python-5 é o mais novo membro desta família de mísseis ar-ar (AAM), capaz de engajar alvos a curtas distâncias até além do alcance visual. Desenvolvido na década de 1990, o Python-5 foi apresentado pela primeira vez durante o Paris Air Show de 2003, sendo hoje um dos mísseis guiados mais sofisticados do mundo.
O Python-5 estreou em combate em agosto de 2006 durante a Guerra do Líbano, quando foi disparado de um F-16 Fighting Falcon da Força Aérea Israelense (IAF) derrubando um drone iraniano Ababil-T UAV operado pelo Hezbollah.
Com 3,1 metros de comprimento, 64 cm de envergadura e diâmetro de 16 cm, o Python-5 pesa cerca de 105 kg, e pode transportar uma ogiva de fragmentação altamente explosiva de 11 kg equipada com um detonador de proximidade a laser ativo.
O míssil é equipado com um buscador infravermelho eletro-óptico de alta capacidade, moderno software embarcado, sistemas de contramedidas infravermelhas (IRCCM) e avançado controle de voo. Após travar no alvo, o sistema leva o Python-5 até o destino.
O míssil oferece alta manobrabilidade, inclusive podendo engajar alvos à retaguarda da aeronave lançadora. Esta é talvez uma das características mais surpreendentes do Python-5 que, aliado ao sistema integrado nos capacetes utilizados pelos pilotos dos Kfir, permite abater alvos ao redor da aeronave lançadora.
@FFO