KDC-10 da Omega Tanker realiza REVO inédito com B-52H e MC-130J da USAF. Pela primeira vez, um KDC-10 Extender da empresa Omega Air Refueling (Omega Tanker) realizou missões de reabastecimento em voo (REVO) com um bombardeiro B-52H Stratofortress e um MC-130J Commando II da USAF. As operações inéditas entre um avião tanque civil e as aeronaves da USAF ocorreram em 10 de março sobre o Oceano Pacífico.
Para realizar a missão, o KDC-10 da Omega Tanker voou da Base Aérea de Osan, na Coreia do Sul, para a Base Aérea de Andersen, em Guam. Durante o trajeto foram realizados quatro contatos REVO bem-sucedidos com o B-52H do 49º Esquadrão de Teste e Avaliação () da Base Aérea de Barksdale, em Louisiana, e com o MC-130J do 1º Esquadrão de Operações Especiais da Base Aérea de Kadena, no Japão.
“Aproveitar a capacidade de reabastecimento em voo de empresas comerciais permite que a USAF aumente a prontidão das suas unidades combatentes no teatro operacional prioritário e em todo o mundo”, disse o Comando da 5ª Força Aérea.
Em 2020 a Omega Air Refueling adquiriu os dois aviões-tanque McDonnell Douglas KDC-10 aposentados pela Força Aérea Holandesa. Com capacidade de transportar até 155 mil litros de combustível com tanques adicionais (ou 110 mil na configuração básica), esses trijatos são equipados com o sistema REVO do tipo “boom” (lança), cuja capacidade de transferência de combustível chega até 3.500 litros por minuto.
“O reabastecimento em voo é a salvação das operações militares no Pacífico, devido à tirania das grandes distâncias entre as bases aéreas. A Omega oferece aos aviadores militares que voam no Pacífico outra opção de apoio à missão quando a demanda por aviões-tanque excede a capacidade orgânica existente. Esperamos contar com a Omega novamente!”, disse o Tenente-Coronel Reagan Mullin, Diretor de Operações do Esquadrão de Operações Especiais da Base Aérea de Kadena (Fonte: USAF).
Nota RFA:
Sediada em San Antonio, no Texas, a Omega Aerial Refueling Services (OARS) fornece serviços de reabastecimento em voo privado para a Aviação Naval dos EUA (US Navy e Fuzileiros Navais) há mais de 20 anos. Particularmente para a USAF, a empresa realizou o primeiro REVO apenas no ano passado (veja detalhes aqui).
Atualmente a Omega Air Refueling opera uma frota com um KC-707A (Boeing 707 convertido, matrícula N707MQ), um KDC-10A (DC-10-40 convertido, matrícula N974VV) e dois KDC-10 N235UL (ex- Força Aérea Real Holandesa matrícula T-235) e N264DE (ex-RNAF T-264), ambos adquiridos em 2021 (veja detalhes).
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