• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

KDC-10 da Omega Tanker realiza REVO inédito com B-52H e MC-130J da USAF

15 de abril de 2024
KDC-10 da Omega Tanker realiza REVO inédito com B-52H e MC-130J da USAF (Fotos: USAF).
KDC-10 da Omega Tanker realiza REVO inédito com B-52H e MC-130J da USAF (Fotos: USAF).

KDC-10 da Omega Tanker realiza REVO inédito com B-52H e MC-130J da USAF. Pela primeira vez, um KDC-10 Extender da empresa Omega Air Refueling (Omega Tanker) realizou missões de reabastecimento em voo (REVO) com um bombardeiro B-52H Stratofortress e um MC-130J Commando II da USAF. As operações inéditas entre um avião tanque civil e as aeronaves da USAF ocorreram em 10 de março sobre o Oceano Pacífico.

KDC-10
KDC-10

Para realizar a missão, o KDC-10 da Omega Tanker voou da Base Aérea de Osan, na Coreia do Sul, para a Base Aérea de Andersen, em Guam. Durante o trajeto foram realizados quatro contatos REVO bem-sucedidos com o B-52H do 49º Esquadrão de Teste e Avaliação () da Base Aérea de Barksdale, em Louisiana, e com o MC-130J do 1º Esquadrão de Operações Especiais da Base Aérea de Kadena, no Japão. 

“Aproveitar a capacidade de reabastecimento em voo de empresas comerciais permite que a USAF aumente a prontidão das suas unidades combatentes no teatro operacional prioritário e em todo o mundo”, disse o Comando da 5ª Força Aérea.

MC-130J Commando II
MC-130J Commando II

Em 2020 a Omega Air Refueling adquiriu os dois aviões-tanque McDonnell Douglas KDC-10 aposentados pela Força Aérea Holandesa. Com capacidade de transportar até 155 mil litros de combustível com tanques adicionais (ou 110 mil na configuração básica),  esses trijatos são equipados com o sistema REVO do tipo “boom” (lança), cuja capacidade de transferência de combustível chega até 3.500 litros por minuto.

“O reabastecimento em voo é a salvação das operações militares no Pacífico, devido à tirania das grandes distâncias entre as bases aéreas. A Omega oferece aos aviadores militares que voam no Pacífico outra opção de apoio à missão quando a demanda por aviões-tanque excede a capacidade orgânica  existente. Esperamos contar com a Omega novamente!”, disse o Tenente-Coronel Reagan Mullin, Diretor de Operações do Esquadrão de Operações Especiais da Base Aérea de Kadena (Fonte: USAF).

B-52H Stratofortress
B-52H Stratofortress

Nota RFA:

Sediada em San Antonio, no Texas, a Omega Aerial Refueling Services (OARS) fornece serviços de reabastecimento em voo privado para a Aviação Naval dos EUA (US Navy e Fuzileiros Navais) há mais de 20 anos. Particularmente para a USAF, a empresa realizou o primeiro REVO apenas no ano passado (veja detalhes aqui).

Atualmente a Omega Air Refueling opera uma frota com um KC-707A (Boeing 707 convertido, matrícula N707MQ), um KDC-10A (DC-10-40 convertido, matrícula N974VV) e dois KDC-10 N235UL (ex- Força Aérea Real Holandesa matrícula T-235) e N264DE (ex-RNAF T-264), ambos adquiridos em 2021 (veja detalhes).

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login