Aproximadamente às 10h30 da manhã (horário local) desta terça-feira (25/10), o McDonnell-Douglas KDC-10, matrícula T-235, recentemente aposentado pela Força Aérea Real da Holanda (KLu – Koninklijke Luchtmacht), deixou pela última vez a Base Aérea de Eindhoven (EIN/EHEH), a sua casa por mais de 26 anos.
O clássico trijato foi vendido para a empresa norte-americana Omega Air Services, onde atuará como reabastecedor privado, ao lado do seu irmão, outro KDC-10 aposentado pela KLu (T-264). Ambos serão os primeiros reabastecedores da Omega equipados com sistema do tipo “lança” (flying boom).
O voo de translado do T-235 para os Estados Unidos, também foi a sua última missão operacional na KLu. O jato transportou militares do 322 Squadron, e apoiou com reabastecimento em voo, uma esquadrilha com oito F-35A que seguiram para a Base Aérea da USAF, em Edwards, na Califórnia.
Os Lightning II do 322 Sqn passarão um período de três a quatro semanas nos Estados Unidos e, conforme o Scramble Magazine, a unidade alcançará a Capacidade Operacional Inicial (IOC) durante esta implantação.
No último dia 07 de outubro, a Força Aérea Real Holandesa realizou uma cerimônia de aposentadoria do T-235, o seu último avião-tanque McDonnell-Douglas KDC-10. Batizado como “Jan Scheffer”, o trijato partiu da sua sede, a unidade de transporte Koninklijke Luchtmacht, em Eindhoven, para um sobrevoo de diversos locais do país. Confira aqui, a nota que publicamos aqui, com todos os detalhes da despedida do clássico reabastecedor holandês.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO