KC-X3: CABW define data para entrega das propostas. O projeto KC-X3, no qual a Força Aérea Brasileira (FAB) publicou o processo de licitação internacional no Diário Oficial da União de 27 de janeiro, já tem data para a entrega final das propostas. O KC-X3 tem por finalidade a aquisição de dois Airbus A330-200 em configuração civil para reequipar 2º/2º GT – Esquadrão Corsário, que no futuro serão convertidos em aeronaves de transporte e reabastecimento em voo estratégicos.
O Chefe da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington D.C (CBAW). comunicou, no dia 31 de janeiro, que a sessão aberta para o recebimento dos Documentos de Qualificação e Propostas de Preço será realizada no dia 7 de março de 2022 às 09:00 EST na Sede da CABW. Este é o prazo limite para as empresas interessadas em fornecer as duas células a FAB entregarem suas propostas, documentos e qualificações, dentro dos quesitos previstos no edital – ROP EMAER 118 (Requisitos Operacionais do Estado Maior da Aeronáutica nº 118).
O projeto visa a aquisição de duas aeronaves A330-200 “green”, fabricadas após 1º de janeiro de 2014, com base no menor preço global e compatíveis com as exigências de conversão para o modelo A330 MRTT – Multi-Role Tanker Transport por parte da fabricante, a Airbus. Inicialmente os A330 irão operar em configuração civil no 2º/2º GT da Base Aérea do Galeão, com a designação FAB C-30.
Segundo o projeto básico 01/CELOG/2022 (IFB 220004) serão adquiridas duas aeronaves similares, padronizadas (sister ships) ao custo máximo unitário de US$ 80.628,800. A primeira aeronave deverá ser entregue em cores FAB 90 conforme sua OTMA, dias após a assinatura do contrato. Já a segunda aeronave 150 dias após a assinatura do contrato também em cores FAB. Ambas serão recebidas em um aeródromo homologado a escolha da contatada, que deverá apresentar capacitação técnica ou contrato com centro capacitado para manutenção, serviços técnicos e pintura. A FAB fará um voo com cada aeronave de até 3h para avaliação, antes do recebimento provisório. A entrega final será efetivada na Base Aérea do Galeão (Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro) com o certificado definitivo emitido em até 21 dias após o recebimento provisório.
Esta é a primeira etapa de um projeto cujo objetivo final é a futura conversão destes A330-200 green em aeronaves de transporte e reabastecimento em voo estratégico A330 MRTT, que será alvo de um contrato a parte e futuro com a Airbus. As aeronaves serão convertidas na planta da empresa Em Getafe – Espanha, quando serão redesignadas FAB KC-30.
Abaixo o extrato da licitação 67102.220004/2022-59, cuja a responsável será a Comissão Brasileiros em Washington (CABW). As aeronaves devem ter sido fabricadas depois de 01 de janeiro de 2014 e serem compatíveis com a conversão para o padrão MRTT.
@CAS