• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

KC-767 para a Índia

15 de janeiro de 2026
KC-767 para a Índia. Os Futuros KC-767 deverão ser muito similares ao da FAC. Foto: FAB.
KC-767 para a Índia. Os Futuros KC-767 deverão ser muito similares ao da FAC. Foto: FAB.

KC-767 para a Índia. Seis Boeing 767–200 usados ​​serão convertidos pela Israel Aerospace Industries (IAI) em aeronaves de reabastecimento aéreo KC-767, para suprir os problemas de disponibilidade dos Il-78MKI da Força Aérea Indiana.

O Ministério da Defesa da Índia concedeu uma Autorização de Necessidade (AoN) para a aquisição de seis aeronaves Boeing B-767, que serão convertidas em aviões-tanque pela Israel Aerospace Industries (IAI). A informação foi divulgada em 13 janeiro de 2026. A assinatura do contrato final está prevista para março deste ano.

O projeto visa substituir um número igual de aeronaves Ilyushin Il-78MKI, mais antigas e problemáticas, da Força Aérea Indiana, que hoje limita a capacidade de emprego da aviação de caça. Os possível acordo circulam desde outubro de 2025. Na época, o Ministério da Defesa que disse: “Como a Índia já possui uma longa relação de trabalho com a Israel Aircraft Industries, isso torna a transição mais tranquila e o processo de supervisão mais simples.”

A Índia opera uma combinação de caças russos Su-30MKI e MiG-29UPG, caças franceses Mirage 2000 e Rafale, aeronaves de ataque Jaguar e o caça nacional LCA Tejas Mk1. A menção à relação com a IAI refere-se ao trabalho realizado para converter seis Il-76 em aeronaves de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C) com o sistema Phalcon, e alguns dos agora aposentados MiG-21Bi com eletrônica avançada, displays e visores montados no capacete.

É importante notar que uma Notificação de Necessidade (AoN), concedida pelo Conselho de Aquisições de Defesa (DAC), é apenas o reconhecimento de uma necessidade de aquisição e não se traduz necessariamente em um contrato formal. 

O valor da aquisição em 9.000 crore de rúpias (US$ 900 milhões) e envolve 30% de fabricação local, relacionada ao programa de conversão, em parceria com a Hindustan Aeronautics Limited (HAL). Isto inclui a aquisição das aeronaves comerciais usadas e a conversão. Eles devem entrar em serviço em 2029, seguidas de duas aeronaves por ano, quando só então IAF iniciará a desativação dos Il-78.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login