KC-46A voa missão recorde de 36 horas. Entre os dias 16 e 17 de novembro, um Boeing KC-46A Pegasus da 157th Air Refueling Wing (157th ARW) da Base da Guarda Aérea Nacional de Pease, New Hampshire, voou uma missão de resistência ininterrupta de 36 horas cobrindo 16.000 milhas náuticas. Esta é a missão mais longa de uma aeronave tanque do Air Mobility Command’s (AMC) realizada até hoje.
O General Mike Minihan, comandante do AMC, conduziu incansavelmente o comando para encontrar novas maneiras de empregar os recursos atuais em antecipação a um conflito futuro. “Esta missão de longa duração é mais um exemplo de que temos aviadores capazes e comprometidos para acelerar o emprego do KC-46A. Esta missão de Força Total destaca corajosamente o ato imperativo de pensar diferentemente, mudar a forma como fazemos nosso trabalho e fornecer opções para a Joint Force”.
O KC-46A Pegasus oferece flexibilidade estratégica à USAF por meio de sua combinação única de persistência e presença. Uma vez que cada KC-46A pode ser reabastecido em voo, cada aeronave pode permanecer em áreas de operações, permitindo assim suporte sustentado as aeronaves de combate. Durante a missão, a aeronave reabasteceu caças F-22 no Pacífico sendo reabastecida três vezes por outros KC-46 e KC135R.
O Tenente-Coronel Joshua Renfro, líder da equipe multifuncional KC-46A da AMC, descreveu a importância da missão. “A realização desta missão em Pease ANGB é a terceira consecutiva do KC-46, que comprova a capacidade de persistência aérea da eronave em missões de reabastecimento. As missões anteriores foram de 22 e 24 horas. A AMC está comprometida com uma abordagem deliberada para ampliar o escopo do emprego do KC-46A e suas capacidades globais de comando e controle”.
Um monitor de desempenho humano a bordo coletou dados quantitativos durante a missão. Esses dados, com os coletados durante as outras missões recentes de mais de 22 horas (3 e 4/08/2022) e 24 horas (5 e 6/05/2022), serão usados para criar nomas emprego operacional para este tipo de voo. Em outro momento inédito, as informações detalhadas neste comunicado foram enviadas à liderança do AMC por meio dos links de comunicação criptografados a bordo da aeronave durante o voo. Após sua surtida recorde, a aeronave pousou com “Código 1” — isto é, pronta para voar sem discrepâncias.
O tenente-coronel Brian Carloni, comandante do 157th Operations Group, expressou uma conquista adicional da surtida. “Esta missão foi um verdadeiro exemplo de Total Force Integration. A experiência de nossos aviadores na execução desta missão demonstrou como o trabalho em equipe é crucial em qualquer cenário de guerra”.
@CAS