KC-46A liberado para reabastecer caças de quarta geração da USAF. O Boeing KC-46 Pegasus teve ampliada a sua capacidade de serviços, depois que o Air Mobility Command (AMC) da USAF aprovou o reabastecimento dos caças de quarta geração em missões para o US Transportation Command (TRANSCOM). O anuncio foi divulgado no site do AMC na última sexta-feira (15/10).
Esta é a terceira Liberação de Capacidade Provisória (ICR – Interim Capability Release) para missões destinadas aos KC-46A. Essa decisão permite que todas as versões dos caças F-15 Eagle e F-16 Fighting Falcon reabasteçam em voo com os KC-46A, em missões do TRANSCOM.
Conforme o Coronel Damien Pickart, porta-voz da AMC, a USAF já estava realizando voos de testes e treinamentos de reabastecimento entre os Pegasus e os F-15 e F-16, em missões não-TRANSCOM.
“O KC-46 agora pode reabastecer cerca de 62% de todas as aeronaves receptoras que solicitem apoio ao USTRANSCOM. Este passo acelera a projeção crítica e requisitos de combate que o Pegasus traz para a força combinada, mesmo antes de estar totalmente operacional”, disse o Brig. Gen. Ryan Samuelson, responsável pela equipe multifuncional do KC-46.
A aprovação foi assinada em 13 de outubro pelo General Mike Minihan, Comandante da AMC, e permitirá que os KC-46A assumam mais missões operacionais, diminuindo a carga de trabalho sobre a envelhecida frota de KC-135 Stratotanker e KC-10 Extender.
A primeira decisão provisória de liberação de capacidade para o KC-46A ocorreu em julho, quando foi autorizado o reabastecimento através do seu sistema centerline drogue. A mais recente aconteceu em agosto, quando foram liberados os reabastecimentos da frota de B-52 Stratofortress, C-17 Globemaster, além de outras aeronaves Pegasus.
A USAF continuará a liberar capacidades adicionais para os Pegasus à medida que seu processo de ICR se desdobre, mas sem programar quanto tempo isso acontecer. O plano se concentra em estabelecer medidas de confiança, para gradualmente as autoridades ampliarem a gama de missões dessas aeronaves.
Desde janeiro de 2019, a frota de Pegasus já realizou mais de 6.000 missões, transferindo mais de 35 milhões de libras de combustível em cerca de 26.000 contatos com o boom e 1.500 com o drogue.
O Projeto KC-46A tem sido acometido por diversos problemas nos últimos anos. O mais notável entre os muitos problemas, são as falhas que afetam a capacidade do Pegasus de realizar a sua missão principal: o reabastecimento em voo. A aeronave apresenta problemas significativos tanto no design de sua lança de reabastecimento (boom), quanto com o Sistema de Visão Remota (RVS) que os operadores usam para direcioná-la até a aeronave receptora.
Fonte: AMC
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