

KC-46A da USAF perde parte da lança ao reabastecer um caça F-22. Um Boeing KC-46A Pegasus da USAF teve a sua lança de reabastecimento danificada enquanto fornecia combustível para um caça F-22A Raptor. O incidente aconteceu em 08 de julho, na costa do Estado da Virgínia, obrigando os pilotos do avião-tanque a declarar emergência e pousar no aeroporto mais próximo.
As comunicações captados por rádio-escutas relataram que a lança teria se desprendido do “FELL81”, o KC-46 Pegasus, matrícula 17-46033, pertencente à 22ª Ala de Reabastecimento (22nd ARW) sediada na Base Aérea McConnell, no Kansas. Após declarar emergência, a aeronave pousou na Base Aérea Seymour Johnson, Carolina do Norte.
O FELL81 havia decolado de McConnell AFB e, após o incidente, desceu para 10.000 pés afim dos pilotos realizarem os cheques necessários. Após circular próximo da Base Conjunta Langley-Eustis, na Virgínia, foi decido desviar para Seymour Johnson AFB. O incidente foi confirmado pela 22nd ARW em nota oficial.
“Um KC-46A Pegasus da Base Aérea de McConnell declarou emergência em voo em 8 de julho, enquanto operava na costa leste dos Estados Unidos, reabastecendo caças F-22. A tripulação teve que tomar a decisão de pousar na Base Aérea de Seymour Johnson, na Carolina do Norte, onde pousou em segurança. A aeronave permanece em solo para verificações dos danos na sua lança de reabastecimento”, confirmou John Van Winkle, porta-voz da 22nd ARW.

Quanto ao F-22 que era reabastecido pelo KC-46, ele pertencia à 1ª Ala de Caça (1st FW) de Langley AFB, na Virgínia, onde pousou em segurança. Um porta-voz da Unidade disse que o incidente também está sob investigação.
Problemas antigos
Desde sua introdução na frota operacional da USAF, os KC-46A Pegasus vem enfrentado problemas técnicos de projeto, principalmente com seu sistema de reabastecimento em voo. Recentemente, a Boeing retomou as entregas de KC-46 em maio, após a USAF suspender a aceitação de novas aeronaves devido a rachaduras nas asas. A fabricante afirmou que resolveu este problema.
Um antigo problema impede que até agora os Pegasus reabasteçam os jatos de ataque A-10 Thunderbolt II. Segundo a USAF os engenheiros da Boeing e de empresas contratadas estão trabalhando para resolver essa situação.
Outro problema envolve o Sistema de Visão Remota 2.0 que equipa os KC-46. A solução exige uma atualização do sistema de câmeras que os operadores da lança usam para visualizar a aeronave receptora. A solução foi adiada até o verão de 2027.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO