KC-46 liberado para uso do Centerline Drogue System. O Air Mobility Command (AMC) aprovou o emprego operacional do sistema de reabastecimento em voo tipo probe and drogue disposto na fuselagem traseira, designado Centerline Drogue System a partir de 9 de julho de 2021. A aprovação é do tipo Interim Capability Release (ICR), ou seja, provisória e visa ampliar as capacidades operacionais da aeronave, especialmente em missões de apoio as missões de a aeronaves da US Navy e US Marine Corps, no chamado plano de apoio de forças conjuntas.
“Os últimos seis meses de uso operacional e avaliação programadas indicam que as condições foram atendidas para a declaração do ICR para missões com Centerline Drogue System. Esta decisão reflete uma abordagem baseada em riscos, orientada por dados e analises, que nos permitiu liberar os KC-46A para atuar na força conjunta”.
General Jacqueline Van Ovost – Comandante do AMC.
O plano de ICR do KC-46 foi anunciado pela General Van Ovost em fevereiro, enquanto o comando buscava maneiras de atender aos extensos requisitos de reabastecimento aéreo da Força Conjunta – que inclui as três forças aramadas.
“Isso exigiu que a AMC explorasse uma variedade de opções ou ‘alavancas’ para aliviar o estresse sobre a força de hoje”, disse Van Ovost. “O aumento do uso operacional do KC-46A é a maior e única alavanca disponível para trazer capacidade adicional de reabastecimento aéreo para atender aos requisitos da força combinada.”
Embora o KC-46A seja um sistema de armas em desenvolvimento, que apresenta algumas restrições operacionais, agora ele tem recursos comprovados que podem ser empregados operacionalmente para reabastecimento aéreo via flying boom e probe and drogue. A USAF continua realizando o reabastecimento aéreo com aviões de caça, bombardeiros e de transporte em missões de treinamento, exercícios, demonstração e familiarização. Porém ainda dentro do concento ICR, o que significa que não pode atuar em missões de combate, algo que só será possível quando a aeronave atingir os estágios de IOC (Initial Operational Capability) e FOC (Full Operational Capability).
O sistema autorizado a realizar reabastecimentos é o FR-600-84MDR Centerline Drogue System, fabricado pela inglesa Cobham, que tem as mesmas características do pod RP-910E-75 WARP instalado na ponta das asas. Os dois sistemas podem reabastecer aeronaves com probe dentro de um envelope operacional que vai de 180 a 325 kt. O RP-910E-75 WARP é da mesma família de pods que equipa o A330 MRTT e o KC-390, o que traz vantagens logísticas e de manutenção.
Enquanto o AMC busca fornecer maior capacidade operacional a uma frota de reabastecedores KC-135 e KC-10 estressada, ele sabe que não contará com os KC-46 antes que as deficiências da Categoria I sejam resolvidas, o que inclui as deficiência do Remote Vision System 2.0 e o redesenho da lança do sistema flying boom. O KC-46A não alcançará o FOC até que essas deficiências sejam eliminadas, algo que não deve acontecer antes de 2025. Embora a FOC ainda esteja a anos de distância, o AMC vê que “um progresso substancial continua”.
“Temos preparado nossas tripulações e mantenedores enquanto identificamos e eliminamos as deficiências na crescente frota da Pegasus. Estamos voando e operando hoje com os KC-46A, apesar das restrições, realizando reabastecimento aéreo, missões de Evacuação Aeromédica e transporte de carga e passageiros. O KC-46 está em uma taxa de subida positiva! ”
General Jacqueline Van Ovost – Comandante do AMC.
@CAS