Em 28 de janeiro de 1942, a Força Aérea do Exército dos Estados Unidos (USAAF – US Army Air Force) estabeleceu o 97th Bombardment Group (97th BG), com a missão de conduzir patrulhas anti-submarino usando o maior bombardeiro da época, o Boeing B-17 Flying Fortress. Foi uma das poucas unidades de bombardeiros pesados que atacou o território nazista durante a Segunda Guerra Mundial (WWII – World War II).
Durante a guerra, as esquadrilhas evitavam realizar contatos via rádio, para não se expôr aos inimigos. Como forma de identificação, os aviões da USAAF receberam símbolos coloridos aplicados principalmente na cauda. Desta forma, os aviões do 97th BG receberam um triângulo branco, com uma letra “Y” preta, conhecida como “Triângulo-Y”. O código foi orgulhosamente usado por mais de 240 aeronaves que passaram pela unidade, e se tornou símbolo de esperança para muitos que viam grupos de B-17 voando em formação, durante a Segunda Guerra Mundial.
Com o passar dos anos o “Mighty 97th” (“Poderoso 97”) mudou de nome e função, e atualmente se chama 97th Air Mobility Wing (97th AMW), subordinado ao Air Education and Training Command (AETC), baseado em Altus AFB, Oklahoma. Atualmente o 97th AMW é responsável pelo treinamento de todas as tripulações C-17 Globemaster III, KC-135 Stratotanker e KC-46 Pegasus.
Recentemente a unidade voltou a homenagear as suas raízes, voltando a usar o histórico “Triângulo-Y” na cauda das suas novas aeronaves KC-46 e C-17.
“Adicionar o ‘Triângulo Y’ de volta à cauda da aeronave não foi apenas para homenagear todos os homens e mulheres que vieram antes de nós, mas nos deu a oportunidade de educar nossos atuais aviadores sobre sua herança”, disse Richard Guinan, historiador da unidade. “O 97º AMW foi a principal unidade de bombardeio durante a guerra e agora é a principal unidade de transporte aéreo pesado e reabastecimento da Força Aérea.”
“O ‘Triângulo Y’ nos lembra de nossa herança operacional como os primeiros bombardeiros a realizar incursões no continente europeu durante a Segunda Guerra Mundial”, disse o Coronel Matthew Leard, Comandante do 97th AMW. “O espírito pioneiro que move os aviadores antes de nós permanece vivo no Mighty 97th, enquanto nos preparamos para os desafios de amanhã. Estamos orgulhosos de exibir o histórico ‘Y’ em nossas aeronaves, homenageando o grande legado que herdamos.”
@FFO