• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

KC-390 transporta pela primeira vez blindado Guarani do Exército

26 de outubro de 2022
KC-390 transporta pela primeira vez blindado Guarani do Exército (Fonte: CMS/EB).
KC-390 transporta pela primeira vez blindado Guarani do Exército (Fonte: CMS/EB).

KC-390 transporta pela primeira vez blindado Guarani do Exército. Recentemente, um KC-390 do 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte (1º/1º GT) “Esquadrão Gordo” realizou, pela primeira vez, o transporte de um veículo blindado “Guarani” do Exército Brasileiro (EB). A operação de avaliação e testes ocorreu no último dia 17 de outubro, na Base Aérea de Santa Maria (RS).

Um vídeo publicado nas redes sociais do Comando Militar do Sul (CMS) do Exército, mostra a operação de embarque, decolagem e desembarque do Guarani. A aeronave envolvida nos testes foi o FAB 2853, um dos três KC-390 do Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão (RJ).

Vídeo do Comando Militar do Sul mostrando a operação com do KC-390 com o Guarani (Fonte: @CmdoCMS).

Os testes envolveram militares e profissionais do Instituto de Pesquisas e Ensaio em Voo da FAB (IPEV), da Embraer o do Centro de Instrução de Blindados do Exército Brasileiro. O objetivo foi avaliar operacionalmente as condições do KC-390 no transporte de blindados do EB, especialmente o Guarani.

Com cerca de 7 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e peso aproximado de 14 toneladas, o VBTP-MR Guarani (Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas – Guarani) é uma família de veículos militares blindados de combate, desenvolvida pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, e produzida pela filial brasileira da montadora italiana Iveco, em Sete Lagoas (MG), através de um contrato de cooperação.

Voo local do KC-390 em Santa Maria (RS), utilizando o código "PROVA 53", com o Guarani à bordo (Fonte: FR24).
Voo local do KC-390 em Santa Maria (RS), utilizando o código “PROVA 53”, com o Guarani à bordo (Fonte: FR24).

Pelos dados rastreados através do site de monitoração FlightRadar, pode-se observar que, possivelmente, o voo local de experiências foi comandado por um Oficial do IPEV. Utilizando o código de chamada “PROVA 53” (código dos pilotos do IPEV + matrícula do KC-390), a aeronave decolou de Santa Maria (RIA/SBSM), com o Guarani à bordo, às 17:55 (horário local) para um voo no setor leste da Base Aérea, para onde retornou 38 minutos após.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login