KC-390 para a Itália? Em seu primeiro compromisso oficial em Roma, na Itália, na sexta-feira (29/10), o presidente Jair Bolsonaro em Roma, na Itália, foi a uma reunião com o seu homólogo italiano, Sergio Matarella. Conforme informações do jornalista da Rede Record, Thiago Nolasco, fontes que estavam no encontro relataram que um dos temas principais da conversa entre os dois mandatários foi a venda de equipamentos militares.
Conforme as fontes do jornalista Nolasco, a Itália estaria interessada em adquirir o avião cargueiro brasileiro Embraer KC-390 Millennium, enquanto o Palácio do Planalto estaria de olho nos blindados Centauro 2, produzidos pela Iveco Fiat-OTO Melara.
Com esta negociação o governo brasileiro busca ampliar o equilíbrio da balança comercial, que atualmente está favorável para os italianos, que vendem mais produtos para o Brasil. Bolsonaro teria pedido para o seu colega, reciprocidade na permissão para a entrada de brasileiros na Itália (Fonte: Blog do Nolasco).
Nota RFA: O KC-390 Millennium é um projeto brasileiro, produzido pela Embraer na sua unidade de Gavião Peixoto, interior de São Paulo. O jato de transporte está em operação na Força Aérea Brasileira desde 2019, sendo que atualmente a sua frota conta com quatro aeronaves, sendo que a quinta unidade está prestes a ser entregue. A Força Aérea Portuguesa e a Força Aérea da Hungria, ambas de países membros da OTAN, assinaram contratos de compra para cinco e duas aeronaves, respectivamente. Além dos pedidos firmes do Brasil, Portugal e da Hungria, existem algumas cartas de intenções (sem venda efetivada) para outras nações interessadas, como a Argentina, Chile, Colômbia, República Tcheca e a empresa privada de serviços de aviação SkyTech.
@FFO