• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

KC-390 na sua primeira Operação Antártida

1 de julho de 2022
KC-390 na sua primeira Operação Antártida (Foto ilustrativa: FAB).
KC-390 na sua primeira Operação Antártida (Foto ilustrativa: FAB).

KC-390 na sua primeira Operação Antártida. A Força Aérea Brasileira (FAB) compartilhou nas suas redes sociais que pela primeira vez um KC-390 Millennium estaria participando de uma Operação Antártida (OPERANTAR). A aeronave do 1º/1º GT “Esquadrão Gordo” chegou em Punta Arenas, no Chile, na terça-feira (28/06), procedente da Base Aérea do Galeão (RJ), e escala técnica em Pelotas (RS).

De acordo com os dados dos sites de monitoração online, o FAB 2857 realizou um voo para o continente antártico na quinta-feira (30/06), possivelmente em missão de lançamento de cargas para suprimento da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), localizada na Ilha Rei George, Continente Antártico.

Utilizando o código de chamada “BRS 61”, o KC-390 decolou de Punta Arenas (PUQ/SCCI) próximo das 11:20 UTC (07:20 Horário Local) com rumo do Estreito de Drake, em direção a Península Antártica. O retorno para o Chile aconteceu por volta das 17:00 UTC (01:00 LT).

Histórico dos voos do KC-390 para a Antártida (Fonte: FR24).

Os voos de apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) são realizados regularmente pela Força Aérea Brasileira desde 1983. Essas Operações sempre foram realizadas pelos clássicos quadrimotores C-130 Hércules do Esquadrão Gordo, que recentemente recebeu seus dois primeiros jatos KC-390 Millennium. Desde então, a Unidade especializada em missões Antárticas se prepara para introduzir o jato no Continente Gelado, fato que deve estar em pleno acontecimento.

Não ha informações oficiais sobre a missão realizada pelo “BRS61”. Os voo de suprimento da EACF seguem rígidos procedimentos operacionais, embasados principalmente nas condições meteorológicas reinantes no local dos lançamentos. Não é incomum do avião decolar para a missão, com previsão meteorológica favorável e, ao chegar na Zona de Lançamento (ZL), a missão ser abortada pela brusca alteração das condições do local.

Desta forma, devemos aguardar as informações da FAB e do Esquadrão Gordo sobre o resultado do voo.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login