KC-390 Millennium é certificado para Combat Offload. A Embraer mostrou em um vídeo divulgado na manhã de hoje – 13/05 parte do processo de certificação do bimotor de transporte e reabastecimento em voo KC-390 Millennuim para cumprir missões Combat Offload. O processo de certificação está sendo realizado na planta da Embraer Defesa e Segurança em Gavião Peixoto/SP com apoio da Força Aérea Brasileira, pelo terceiro protótipo PT-ZNG (39000003) que será o futuro FAB 2852 do 1º GTT, sediado na Ala 2 em Anápolis/GO.
Uma missão de Combat Offload ou descarga de combate visa descarregar materiais paletizados rapidamente pela rampa, com a aeronave em movimento, seja para apoiar um local sem infraestrutura ou em construção e, principalmente, entregar suprimentos em um ambiente de combate ou sujeito ataques, expondo o mínimo possível a aeronave.
No vídeo podemos observar a aeronave deixando diversos pallets de carga pela rampa traseira enquanto taxia. Numa missão típica de Combat Offload, logo após a aeronave lançar aos pallets ao nível so solo, ela decolaria, sem parada. O procedimento pode ser feito tanto em pistas preparadas – como visto no vídeo, ou também em pistas não prepararas. Este e mais um passo do processo de certificação militar do KC-390 que dará a FAB uma capacidade operacional ainda maior.
@CAS