KC-390 Millennium da FAB transporta sistema ASTROS II do Exército Brasileiro. Um KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o transporte de um sistema de lançadores múltiplos de foguetes ASTROS II do Exército Brasileiro (EB). A operação ocorreu em 04/06 e fez parte do Exercício Operacional AIRLIFT COMAO 2025, que acontece até hoje (06) na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás.
O objetivo da missão foi testar a eficiência e a segurança no transporte aéreo do ASTROS II, considerado um dos sistemas mais modernos de sua categoria. A operação também demonstrou a grande versatilidade do Embraer KC-390 Millennium no transporte aéreo de viaturas blindadas das Forças Armadas.
Projetado no Brasil, o ASTROS II é um veículo de artilharia autopropulsada, capaz de disparar foguetes de diferentes calibres com alta precisão. Conta com sistemas de comando e controle, comunicação e apoio logístico, sendo fundamental em missões de apoio de fogo e interdição de áreas estratégicas. A viatura utilizada pertence ao 16º Grupo de Mísseis e Foguetes (16º GMF) – Grupo Visconde de São Leopoldo –, sediado em Formosa (GO).
Com peso aproximado de 24 toneladas, o ASTROS II foi embarcado após os procedimentos de preparação, ancoragem e testes em solo, como o taxiamento do KC-390 operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus.
“Dentro do exercício AIRLIFT COMAO, a aeronave KC-390 Millennium executou diversas missões, como lançamentos, infiltração e evacuação aeromédica. Com a mobilização da viatura ASTROS II do Exército Brasileiro, reforçamos não apenas a interoperabilidade entre a FAB e o EB, mas também evidenciamos a alta capacidade de carga e a versatilidade do KC-390. Essa operação demonstra, de forma concreta, o preparo e a prontidão das nossas Forças para cumprir missões cada vez mais complexas e estratégicas“, explicou o Oficial de Operações do 1º GTT, Major Aviador Anderson Dias Santiago.
Após a avaliação em solo, o KC-390 decolou com o ASTROS II a bordo para um voo em espaço aéreo previamente designado. A operação foi encerrada com um pouso de máximo desempenho e o desembarque seguro da viatura, consolidando os objetivos da missão.
A atividade também avaliou a capacidade de mobilização do ASTROS II em missões diurnas e noturnas, reforçando a doutrina de pronta resposta da FAB e a integração logística com o Exército em operações de alta complexidade.
Fonte: FAB
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO