O KC-390 Millenium da Força Aérea Brasileira (FAB), matrícula FAB 2854, operado pelo 1º GTT – Esquadrão Zeus, transportou na segunda-feira (01/02), um tanque de grande capacidade de oxigênio líquido, chamado isocontainer. O transporte foi realizado de Belém (PA) para a Ala 8 – Base Aérea de Manaus (AM), em um voo que durou pouco mais de duas horas.
Pesando cerca de 17 toneladas e com um volume de 6.047m³ de oxigênio líquido, o equipamento será capaz de abastecer cerca de 580 cilindros (padrão) para os hospitais de Manaus, considerando as perdas naturais durante o transporte do gás.
A operação inédita, foi possível após criteriosas avalizações que envolveu a FAB e a empresa White Martins, a fim de possibilitar o transporte seguro de grande volume de oxigênio em um voo relativamente curto. Caso fosse transportada por vias fluviais, essa quantidade de oxigênio levaria aproximadamente seis dias para ser deslocada entre as capitais amazonenses.
Após a realização dessa primeira operação, há programação para que sejam realizados dois voos diários para abastecer o estado do Amazonas com cerca de 15 mil litros de oxigênio líquido por dia. Essa ação faz parte de mais um dos diversos esforços logísticos para amparar os pacientes do estado.
@FFO