KC-390: Embraer chega a um acordo com a FAB. A Embraer informou hoje em um comunicado que chegou a um termo com a Força Aérea Brasileira (FAB), referente a questão da discussão contratual sobre a redução da encomenda de aeronaves KC-390. Em novembro passado a FAB informou sua intenção de reduzir o total de KC-390 de 28 para até 15 unidades. Desde então, Força Aérea e Embraer vinham discutindo a melhor maneira de adequar o contrato.
No comunicado de hoje, a empresa de São José do Campos informou que fechou um acordo para o contrato do KC-390, que passará a ser de 22 aeronaves, isto é, uma redução de seis unidades, e não 13, como inicialmente havia sido projetado e divulgado pelo COMAER, através de uma nota do seu Comandante – o Ten.-Brig. do Ar Carlos de Almeida Baptista Jr. divulgada em novembro de 2021.
O comunicado estabelece ainda que as entregas se estenderão até 2034, ou seja, serão prorrogadas, pois no contrato original elas deveriam acontecer até o final de 2026. Na prática, a redução será de 21,5%, com um aumento do prazo de entrega de cerca de 31%. Leia abaixo o comunicado na íntegra postado pela Embraer.
São José dos Campos, SP, 9 de fevereiro de 2022 – A Embraer informa que chegou a um acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB) em relação à discussão contratual da encomenda de aeronaves multimissão KC-390. Assim, o número total de aeronaves a serem adquiridas pela FAB será reduzido de 28 para 22 unidades, com entregas previstas até 2034. A nova cadência de produção se adequa às condições orçamentárias da FAB ao mesmo tempo em que permite à Embraer um melhor planejamento de longo prazo junto aos seus fornecedores. Os benefícios do programa KC-390 não se resumem apenas aos ganhos operacionais para todo o sistema de defesa nacional, mas representam também um importante incremento nas exportações de produtos de alto valor agregado, colaborando com a balança comercial do país – a aeronave já foi encomendada por Portugal e Hungria, duas nações que fazem parte da OTAN. O KC-390 é capaz de realizar diversas missões, incluindo apoio humanitário, evacuação aeromédica, busca e salvamento, capacidade de transporte e lançamento de carga e tropas, além de reabastecimento em voo. Com inovações únicas em sua categoria, a aeronave tem sido empregada com sucesso em missões humanitárias da FAB tanto no Brasil, no combate à pandemia de Covid-19, quanto no exterior, em apoio a desastres no Líbano e no Haiti. Com este acordo, a Embraer reforça seu papel de parceira estratégica da FAB no desenvolvimento e implantação de soluções e produtos tecnológicos de alto valor agregado.
@CAS